Conferência Distrital de Cultura debate políticas públicas do setor

Sexta edição do encontro reúne o público para discutir as demandas dos seis eixos do texto base do Ministério da Cultura. Programação conta com shows de Martinha do Coco, grupo 7 na Roda e mais

0
15

Nos dias 27 e 28 de janeiro, ocorre, na Câmara Legislativa do DF, a 6ª Conferência Distrital de Cultura realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O encontro reúne a sociedade civil e o poder público para discutir ações culturais. O evento é aberto ao público.

O objetivo é fortalecer políticas públicas de cultura. Nesta fase, estão sendo abordadas demandas para os seis eixos do texto base do Ministério da Cultura e serão formuladas até três propostas por eixo para serem levadas à Conferência Nacional, que será realizada em março. Representantes de diferentes vertentes culturais estarão presentes para expor opiniões em torno da importância da cultura no âmbito escolar e como ferramenta de acesso ao lazer.

A programação começa a partir das 8h com intervenções culturais, apresentação de resultados e votação das prioridades dos setoriais, eleição de delegados(as) setoriais e debate das prioridades votadas nas pré-conferências. Além, claro, da programação musical, que conta com as apresentações de Martinha do Coco, dos grupos Fanfarra e 7 na Roda e do rapper Aborígine.

Conforme proposto no texto base do Ministério da Cultura (MinC), serão debatidas as propostas priorizadas nas pré-conferências do Distrito Federal, fundamentadas a partir dos seis eixos propostos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A conferência contará com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes. “É com grande satisfação que, mais uma vez, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal promove a 6ª Conferência Distrital de Cultura. Este encontro é importantíssimo para a construção colaborativa de políticas públicas culturais”, afirma o secretário.

Abrantes enfatiza a importância da presença da comunidade na conferência. “Ao discutir as demandas nos seis eixos propostos pelo Ministério da Cultura, buscamos fortalecer a cultura local e garantir que as propostas resultantes representem verdadeiramente a diversidade e riqueza cultural do Distrito Federal. Convido a todos a participarem desse diálogo significativo, moldando juntos o futuro cultural da nossa região”, destaca.

*Com informações para Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)

Por Agência Brasília 

Foto: Divulgação/Secec-DF / Reprodução Agência Brasília