Mulheres custodiadas recebem doação de 2 mil absorventes

Ação de dignidade menstrual foi realizada na Penitenciária Feminina por meio de parceria entre a SMDF e a Seape

0
39

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), realizou a doação de 2 mil absorventes para as mulheres custodiadas na Penitenciária Feminina. Esta ação faz parte do programa de dignidade menstrual, que visa garantir o acesso a produtos de higiene menstrual para todas as mulheres, independentemente de sua condição socioeconômica.

A doação ocorreu como parte das atividades em comemoração ao mês das mães e visa a promoção da saúde e bem-estar dessas mulheres. “Estamos comprometidos em oferecer acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo que tenham acesso a produtos essenciais para sua saúde e bem-estar. A doação de absorventes, além de ser uma medida de cuidado básico, é também um gesto de respeito e dignidade para com essas mulheres”, destacou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Além dos absorventes, a programação inclui uma série de atividades voltadas para o cuidado e valorização da mulher. Uma das atividades de destaque é a oficina de capoterapia, que mescla elementos da capoeira com terapia corporal, promovendo o equilíbrio físico e mental. Parcerias com o Senac para levar ações de saúde e embelezamento também estão sendo estabelecidas, com o objetivo de oferecer serviços durante o mês de maio.

Ao todo, são 716 custodiadas. A Seape, por meio do Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), promove ações contínuas de capacitação para as reeducandas, em parceria com o Senai e o Senac para ministrar os cursos. “Além das ações que promovem o bem-estar e a saúde, a Seape tem a preocupação de oportunizar às custodiadas estudo e capacitação. Nós entendemos a importância de preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, para que elas possam conquistar um futuro diferente. Exemplo disso é a criação do Procap Mulher, que acontecerá este ano na Penitenciária Feminina, com o objetivo de qualificar reeducandas para a produção de absorventes e fraldas descartáveis”, afirmou Alex Fernandes, chefe de gabinete da Seape.

*Com informações da SMDF

Por Correio Braziliense 

Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF / Reprodução Correio Braziliense