O Núcleo de Transporte e Remoção de Pacientes (Nurem) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) tem agora uma central de comando funcionando na sobreloja da internação do Hospital de Base.
“A central do Nurem chega com o objetivo de organizar melhor o fluxo de transporte dos pacientes entre as unidades geridas pelo IgesDF, servindo como uma ferramenta reguladora”, explica a chefe de núcleo do Nurem, Núbia Ayala Vieira de Castro. O IgesDF já possui um contrato de prestação de serviços no transporte de urgência e emergência com a empresa Vida UTI Móvel, que realiza todo o tipo de deslocamento externo de pacientes.
Atualmente, cada unidade de saúde do IgesDF que necessite transportar um paciente solicita o serviço diretamente com a empresa Vida. “Com a instalação do centro de comando do Nurem, esses pedidos vão passar a ter mais controle, e poderemos organizar melhor os fluxos, além de determinar prioridades”, completou Núbia. A central do Nurem vai funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
A central de comando tem, além das estações de trabalho da equipe administrativa, um painel com telas em que será possível acompanhar em tempo real o número de solicitações de transporte diário dos pacientes. Será possível verificar a identificação de cada um deles, com informações a respeito de seus quadros clínicos, prioridades, destino de cada um e qual a necessidade de cada deslocamento, como a demanda de realização de um exame ou mudança do paciente para um leito.
Como o quadro clínico de um paciente pode ser muito dinâmico, as estações de trabalho funcionarão como uma espécie de central do Samu. “Teremos médicos reguladores e enfermeiros que trabalharão como uma ponte de ligação e farão o contato com a origem da solicitação do transporte, confirmando o quadro clínico e verificando quais os dispositivos são necessários para atender melhor a solicitação”, lembra Núbia.
Em seguida, a central entrará em contato com o destino, confirmando novamente todos os dados e o objetivo da remoção. “Somente após todo esse processo é que entramos em contato com o serviço de transporte da UTI Vida. Esse fluxo vai facilitar também o controle a respeito do tempo gasto em todo o processo, do pedido ao transporte, até a realização do procedimento necessário”, explica Dra. Núbia. A chefe de núcleo do Nurem reforça ainda que esses dados catalogados servirão também para a realização de indicadores que poderão ser utilizados como estudo e ferramenta de gestão, pensando sempre em melhorar o serviço oferecido para a população.
O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., participou da cerimônia de inauguração da central de comando, elogiou a equipe do Nurem e agradeceu a parceria com a Vida UTI Móvel. “Este centro de comando é um marco para o IgesDF. Ele vai permitir uma tomada de decisão assertiva por parte de nossos gestores e vai trazer mais eficiência ao nosso Instituto”, finaliza.
*Com informações do IgesDF
Por Agência Brasília
Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF / Reprodução Agência Brasília