Combate à violência contra a mulher é destaque na abertura da 5ª Semana Legislativa pela Mulher

0
15

O combate à violência contra a mulher e os desafios da representatividade feminina na política foram abordados pelos participantes da solenidade de abertura da 5ª Semana Legislativa pela Mulher, na tarde desta segunda-feira (3), no foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
O evento, coordenado pela Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis), acontece entre os dias 3 e 5 deste mês, com o objetivo de promover ações para fortalecer a representação social e política da mulher, bem como a equidade entre homens e mulheres.

À frente da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF, a deputada Dayse Amarilio (PSB) destacou a transversalidade do tema, que engloba, inclusive, a violência virtual contra meninas e mulheres, questão que será debatida em audiência pública nesta tarde no plenário. “Momentos como este representam resgates históricos”, afirmou, ao acrescentar que “só conseguiremos superar esses desafios de maneira conjunta”.

Os esforços em conjunto para dirimir a violência contra as mulheres foram endossados pela secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, que observou a importância da continuidade das semanas legislativas pela mulher.

Para o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, a violência simbólica é calcada no machismo estrutural. Enquanto houver feminicídio e violência contra mulheres e meninas, a temática permanecerá, ressaltou.

Representatividade

Na avaliação da deputada Doutora Jane (MDB), a representação feminina efetiva e a presença das mulheres nas políticas públicas são essenciais. Para a distrital, é preciso que as mulheres saiam motivadas dos debates promovidos na 5ª Semana Legislativa pela Mulher, que tiveram início nesta manhã, os quais devem ser multiplicados para outros coletivos. 
“É importante, cada vez mais, fortalecermos a participação das mulheres na política e em posições de liderança”, reforçou a deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Na mesma linha, a diretora da Elegis, Jane Marrocos, salientou a necessidade da ocupação de espaços pelas mulheres. Ela lamentou a baixa representatividade feminina no legislativo, comparada ao montante da população. Marrocos também discorreu sobre as atividades da Elegis, voltada à educação para a cidadania, e a programação da 5ª Semana Legislativa pela Mulher da CLDF.

Intercâmbio

Ao elogiar a programação, a diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Mariana Barreiras, defendeu o intercâmbio entre as escolas legislativas. Ela anunciou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, nos dias 1º e 2 de julho, em Maceió (AL), que buscará “o olhar feminino sobre temas globais”. O P20 é o colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco G20, além do Brasil.

Leia Mais
Programação da 5ª Semana Legislativa pela Mulher

Avanço em políticas para mulheres requer mais participação feminina na política, pregam deputadas

Franci Moraes – Agência CLDF

Por Agência CLDF

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF / Reprodução Agência CLDF