Nesta terça-feira (13), às 19h, no plenário, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concede o título de Cidadã Honorária de Brasília à contra-almirante Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição, primeira mulher negra a alcançar o posto de oficial-general da Marinha do Brasil. Devido à internação do deputado deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), autor da iniciativa, a solenidade será presidida pela deputada Doutora Jane (MDB). O evento pode ser acompanhado ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
Em requerimento, Morro da Cruz destacou a trajetória acadêmica, militar e experiência profissional de Maria Cecília Barbosa, médica cardiologista promovida ao posto de contra-almirante no ano passado, o que representa “um marco histórico, como a primeira mulher negra a alcançar essa posição nas Forças Armadas”. O distrital exaltou a integridade, capacidade e dedicação da homenageada.
Para Morro da Cruz, “a trajetória inspiradora e emocionante de Maria Cecília transmite uma mensagem poderosa a todas as meninas negras de nossa sociedade: elas podem alcançar qualquer objetivo que desejem, desde que trabalhem e estudem com dedicação e honra”.
Maria Cecilia é médica cardiologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Medicina Intensiva e Clínica Médica. Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos, como chefe da UTI do Hospital Naval de Belém, chefe da Clínica Médica do Hospital Naval Marcilio Dias, diretora do Hospital Naval de Salvador e diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa. Ela é diplomada no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégica pelo Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra.
Foram convidados para a sessão solene desta noite o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o almirante de esquadra, Silva Lima; o comandante do 7º distrito naval da Marinha, vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho; a secretária da Mulher do DF, Gisele Ferreira, entre outras autoridades.
Agência CLDF
Por Agência CLDF
Foto: Reprodução Web / Reprodução Agência CLDF