A falta de carrinhos públicos na Rodoviária Interestadual de Brasília faz com que os passageiros precisem carregar as malas sem suporte. Segundo a administração da Rodoviária Interestadual, cerca de 140 mil passageiros circulam pelo terminal todos os meses.
A técnica de enfermagem Fernanda Ferreira, de 24 anos, diz estar acostumada a não usar o carrinho para malas, pois nunca encontra um disponível no terminal. “Quando a bagagem está com um volume maior, a gente tem que esperar bastante tempo para conseguir um. E, quando está com volume menor, nem procuro, pois já estou acostumada a não ter”, conclui. Ela, que está voltando de São Paulo a passeio, relata que em outros estados as pessoas cobram pela utilização do carrinho.
Em nota ao Jornal de Brasília, a administração da Rodoviária Interestadual esclarece que oferece carrinhos de bagagem gratuitos aos passageiros para auxiliar no transporte de malas e bagagens. Contudo, por manutenção, desgaste pelo uso ou furto, de tempos em tempos, estes precisam ser repostos ou substituídos. A reposição dos equipamentos está acontecendo desde a semana passada e seguirá ocorrendo conforme a necessidade.
Elias Castro, 42 anos, é produtor audiovisual e está voltando para São Paulo, após trabalhar na capital federal. Ele, que é acostumado a pegar ônibus, conta que, nessa espera para o embarque, teve que aguardar 1h e 40min para conseguir um carrinho público no terminal, a fim de carregar sua mala com 52kg de equipamentos fotográficos. “Demorei muito para conseguir o carrinho, tive que buscar do lado de fora do embarque. Contando comigo, só vi 4 carrinhos até agora.”
“Tem um idoso que está sentado perto de mim, que está aqui há 5 horas, com uma mala grande, precisando puxá-la com a mão por falta de carrinho. Falta mesmo. Lá fora algumas pessoas cobram um dinheirinho para ajudar a carregar as malas até aqui, mas não são todos que têm condição”, conta Elias Castro.
A administração da Rodoviária Interestadual ressalta que permanece em constante contato com o poder público para coibir qualquer tipo de uso indevido ou furto destes equipamentos, garantindo a disponibilidade aos passageiros e usuários do terminal. Além disso, contam com profissionais que realizam rondas constantes em todas as dependências do empreendimento. O serviço de carregadores de bagagens é independente e sindicalizado em todo o país, inclusive no Terminal Interestadual de Brasília, não tendo a concessionária qualquer ingerência sobre o mesmo.
Por Jornal de Brasília
Foto: Camila Coimbra / Jornal de Brasília / Reprodução Jornal de Brasília