Lula volta ao hospital após queda e é liberado para viagens

O presidente voltou ao Hospital Sírio-Libanês neste domingo (10/11) e refez exame de imagem. Ele está em observação após bater a nunca ao escorregar no Alvorada, em 19 de outubro.

0
164

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer exames neste domingo (10/11) para acompanhar o ferimento que sofreu na nuca, após queda no Palácio da Alvorada. Segundo a equipe médica, o exame de imagem demonstrou melhora e Lula está liberado para viagens aéreas.

Lula segue sem sintomas, mas continuará sob avaliação dos médicos. O presidente escorregou e bateu a cabeça no banheiro de sua residência oficial, sofrendo um corte e uma contusão na nuca, em 19 de outubro. Ele precisou levar cinco pontos, e os primeiros exames mostraram pequeno sangramento cerebral.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 10/11/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir a avaliação por imagem. Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea”, diz o boletim médico divulgado pelo hospital.

Lula segue sob acompanhamento do seu cardiologista, Roberto Kalil Filho, e da infectologista Ana Helena Germoglio, chefe da equipe médica da Presidência.

Lula precisou cancelar quatro viagens internacionais programadas e outros voos domésticos. No dia seguinte à queda, ele viajaria para a Cúpula dos Brics, na Rússia. O boletim não deixa claro se ele já pode fazer viagens longas, mas na agenda de Lula constam apenas compromissos domésticos até o momento.

No próximo sábado (16), ele irá ao Rio de Janeiro, onde participa da Cúpula do G20 e terá encontros bilaterais com chefes de Estado. Será a primeira viagem do presidente após o acidente.

Por Victor Correia do Correio Braziliense

Foto: Evaristo Sa/AFP / Reprodução Correio Braziliense