Grifes de luxo, acessórios de prata e ouro, joias nos dentes e muita atitude. Nascida nos subúrbios latinos e negros de Nova York no final dos anos 1970, a moda no universo do rap é polêmica e tem a ousadia como essência. Mesmo com as diversas transformações pelas quais passou ao longo das décadas, o estilo autêntico permanece, com uma estética intrinsecamente ligada à cultura hip hop.
“É uma forma de expressão que combina moda, música e cultura de rua, refletindo a identidade e a atitude dos artistas de rap. É mais que uma trend de moda, é um estilo de vida”, afirma Mabel De Bonis, CEO da Fashion Campus. No cenário internacional ou nacional, os rappers carregam estilos que transcendem a indústria da música, moldando tendências do mundo fashion e inspirando gerações.
Forma de resistência
Entre os elementos mais famosos e marcantes do visual dos rappers estão as correntes robustas. “Feitas em metais nobres e com pingentes grandes, elas são o símbolo principal dos looks desde os primórdios do rap”, destaca Mabel. São itens que, ao mesmo tempo em que esbanjam status, sucesso e luxo, trazem em si uma forma de expressão pessoal autêntica.
Na visão da estilista Poliana Gomes, a tendência de ostentar na cultura hip hop surgiu da necessidade de pertencimento social, mas também representa uma fuga e resistência a um contexto marginalizado. “A cultura surgiu em bairros negros, onde o cenário era de violência, racismo, pobreza e tráfico de drogas. Então, a ostentação vem da necessidade de se sentir pertencente e de se expressar com mais liberdade”, explica ela.
Assim, outro símbolo marcante do estilo dos rappers são as grifes de luxo, amplamente usadas e promovidas por eles, unindo moda e música em uma fusão única. “Essas parcerias não apenas geram entusiasmo e demanda, mas também redefinem padrões de estilo e influência na indústria da moda”, observa a CEO da Fashion Campus.
Para ilustrar, a especialista relembra a icônica colaboração entre Balenciaga e o rapper Kanye West, realizada em 2022. “A coleção mesclou o estilo urbano e vanguardista de Kanye com a sofisticação da marca de luxo. Essa junção destacou a capacidade da Balenciaga de se reinventar, e solidificou a influência de Kanye West como ícone da moda contemporânea”, analisa Mabel.
Outro momento de destaque foi a colaboração de Pharrell Williams com a Chanel, que combinou o estilo urbano do artista com a elegância da grife. “Eles criaram uma coleção cápsula que mesclava o charme clássico da marca com um toque moderno e descontraído. A parceria foi um sucesso, tanto no design quanto no impacto cultural”, detalha Mabel.
Mais elementos
Outro símbolo icônico da moda dos rappers é o estilo oversized. “Para os homens, camisetas, moletons e calças largas oferecem conforto e criam uma silhueta marcante”, explica Mabel. “As mulheres, por outro lado, podem combinar peças oversized com itens mais ajustados, criando um contraste interessante e atraente”, acrescenta.
Peças como vestidos largos, jaquetas oversized combinadas com leggings ou shorts curtos são recorrentes, especialmente no estilo rapper clássico dos anos 1990. “Hoje, muitas mulheres adotam o estilo oversized por completo, usando bermudões jeans e camisetas largas”, completa.
Por Gabriela Sena do Correio Braziliense
Foto: Pinterest/ Reprodução Correio Braziliense