Temporal provoca prejuízos na região do Sol Nascente

Ibaneis Rocha visitou área atingida pela chuva e anunciou uma força-tarefa para reduzir os danos causados pelas águas. Instituto de Meteorologia emite alerta amarelo indicando mais precipitações para hoje

0
48

Os moradores do Sol Nascente passaram por momentos de tensão na madrugada de ontem. As fortes chuvas criaram transtornos graves em vários pontos da região, e também no Pôr do Sol e em Ceilândia. Enxurradas destruíram o asfalto, carregaram carros e inundaram estabelecimentos e garagens. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou uma força-tarefa para lidar com os danos e mitigar os efeitos do temporal.

No Sol Nascente e Pôr do Sol, pessoas prejudicadas pelo temporal apontavam os estragos deixados, como asfaltos quebrados, muitos buracos nas ruas e entulhos espalhados nas vias e calçadas. Na avenida do Córrego das Corujas, em que o asfalto foi recentemente recapeado, todo o trabalho de obras foi perdido. Buracos impediam a passagem de carros, o asfalto se descolou do chão e os aterramentos das calçadas haviam sido levados pela força das águas.

Uma das situações mais impactantes foi no entorno da avenida que leva à Feira do Produtor. Lá, uma lanchonete foi inundada, um carro e duas pessoas foram levados pela correnteza, mas socorridas por funcionários do estabelecimento. “Foi tudo muito rápido, quando vimos nossa hamburgueria estava cheia de água”, contou James Herbert, um dos proprietários do local. Graças à ação dos seus empregados, os ocupantes do veículo escaparam de uma possível tragédia. “Foi muita sorte “, acrescentou Matheus Souza, sócio de Herbert. 

Quanto ao seu negócio, os dois ainda não conseguiram avaliar o prejuízo com a água. “Sabemos que perdemos alguns alimentos, mas ainda não dá para calcular quanto financeiramente”, afirmou Herbert. Equipamentos elétricos, como geladeira, máquinas para divertir crianças e fornos não haviam sido ligados, ontem, e por isso não se sabia o estado de funcionamento deles.

Outras regiões, como os trechos 2 e 3 do Sol Nascente, a avenida P2 P Norte, o condomínio Allegro e as proximidades da Guariroba, da UPA e do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) também sofreram com cheias e danos por conta do aguaceiro.

Por Pedro Ibarra do Correio Braziliense

Foto: Ed Alves/CB/DA.Press / Reprodução Correio Braziliense