Com a assinatura do decreto que institui a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, nesta sexta-feira (28/2), o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou a programação especial de horários e itinerários para facilitar o deslocamento dos passageiros até os blocos e festas. Haverá reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão, após o encerramento dos eventos. A gratuidade começa a valer a partir de sábado (1º/3), até as 23h59 de terça-feira (4), e vale para ônibus e metrô.
“Os usuários do Cartão Mobilidade ou de qualquer cartão — como Passe Livre Estudantil, Vale Transporte, Mobilidade, PcD, Idoso — vão poder passar na catraca com zero débito. Quem usa cartão de débito e crédito ou QR Code, é só chegar e pedir para o cobrador e ele vai liberar a entrada. O acesso ainda continua pela porta da frente e o desembarque, pelas demais portas”, esclareceu o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Para tirar o projeto do papel, o GDF subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano. Os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade por serem controlados pelo governo federal.
O governador Ibaneis acredita que a gratuidade aos domingos e feriados também trará benefícios para além do carnaval. “Assino o decreto que já vai garantir durante o carnaval a gratuidade do transporte e a partir daí todos os domingos e feriados também. Exatamente para incentivar o turismo e para que as pessoas possam visitar as igrejas”, destacou.
Ônibus
Sábado (1º/3): tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda);
Domingo (2/3): horários de domingo com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda);
Segunda (3/3): programação de dia útil com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda);
Terça (4/3): tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda);
Quarta (5/3): programação de dia útil com reforço no período das 11h às 13h, em função do início de expediente às 14h nas repartições públicas locais e federais.
Metrô
Sábado (1º) das 5h30 à 1h
Domingo (2) das 7h à 1h
Segunda (3) das 5h30 à 1h
Terça-feira (4) das 5h30 à 1h
Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após esse horário, entre 23h30 e 1h, apenas a Estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais funcionarão apenas para desembarque.
Por Mila Ferreira do Correio Braziliense
Foto: Brasília de Fato / Reprodução Correio Braziliense