A escritora, jornalista e ativista antirracista Midiã Noelle lança o livro Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares, publicado pela Editora Planeta. A obra propõe reflexões e práticas para construir uma comunicação mais inclusiva e livre de preconceitos, trazendo conceitos e práticas acessíveis para o dia a dia. Com eventos de lançamento em São Paulo, Salvador, Nova Iork (EUA) e Brasília, a autora chega à capital federal hoje (2/4) para uma sessão especial no Brasília Shopping.
Midiã é uma das principais vozes da luta antirracista na comunicação contemporânea e tem uma trajetória consolidada em diversas frentes do jornalismo. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), já atuou como consultora da Unesco e foi uma das responsáveis pela implementação do Plano Nacional de Comunicação pela Igualdade Racial na Administração Pública Federal.
A publicação busca traduzir o conceito do antirracismo de forma prática e acessível, propondo reflexões sobre como as hierarquias sociais influenciam a comunicação e como superá-las. O livro aborda temas como a trajetória da população negra na mídia, desafios na construção de narrativas mais inclusivas e estratégias para combater discursos discriminatórios.
Além de seu trabalho acadêmico e jornalístico, Midiã Noelle é fundadora do Instituto Commbne, organização voltada para comunicação e justiça racial. Reconhecida internacionalmente, ela foi incluída na lista de Mulheres Inspiradoras da Think Olga, em 2016, e, em 2021, recebeu o prêmio Bantumen Powerlist 100, que destaca as 100 pessoas negras mais influentes nos países de língua portuguesa.
O primeiro lançamento foi em 27 de março, em São Paulo. Depois do lançamento em Brasília, a escritora segue para Salvador e Nova Iorque.
Ficha Técnica
Título: Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares
Autora: Midiã Noelle
ISBN: 978-85-422-3192-2
Páginas: 192 p.
Preço livro físico: R$ 56,90
Editora Planeta
Por Giovanna Sfalsin do Correio Braziliense
Foto: Reprodução / Reprodução Correio Braziliense