Os moradores do Lago Sul e região têm até quarta-feira (3) para aproveitar os serviços do programa Na Hora Mais Perto do Cidadão, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A carreta itinerante vai funcionar das 9h às 16h, no estacionamento do centro comercial Deck Brasil, na QI 11.
Os cidadãos contam com atendimentos de órgãos como Secretaria de Economia (Seec-DF) — que oferece emissão de documentos de arrecadação, como IPVA e IPTU, e certidões negativas — e do Departamento de Trânsito (Detran-DF), com serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à documentação de veículos. O público dispõe ainda do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), onde podem registrar reclamações, fazer denúncias e tirar dúvidas referentes às relações de consumo.
Já no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o contribuinte pode tratar de assuntos de aposentadoria, auxílios, benefícios assistenciais e pensões, entre outros serviços. Na Defensoria Pública, aqueles em situação de vulnerabilidade econômica, social ou jurídica têm assegurado o acesso à Justiça. Os cidadãos também podem pagar a conta de água, verificar a situação de débitos junto à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) ou mesmo solicitar a troca de titularidade da conta.
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa reforça o compromisso de aproximar o governo da população. “A nossa missão é garantir que o cidadão tenha acesso digno e eficiente aos serviços públicos, principalmente nas regiões com menor oferta presencial. Essa é uma ação que aproxima o governo da comunidade e reforça nosso cuidado com as pessoas”, destacou.
Moradores do Lago Sul há mais de 20 anos, o casal Neuza Maria de Moraes Almeida e Odilon Antônio Tavares Almeida aproveitou a passagem da unidade itinerante do Na Hora Mais Perto do Cidadão para resolver diversas pendências. “Viemos tirar a CNI [Carteira Nacional de Identificação], dar andamento a um inventário e até tratar de uma multa de carro”, contou Neusa. Odilon destacou a praticidade do serviço: “Aqui você resolve tudo em um só lugar e o atendimento foi nota mil, com muita educação e rapidez”. O casal, pioneiro na capital, disse que vai divulgar a ação entre vizinhos: “Fomos muito bem recebidos e vamos avisar no grupo da quadra, porque vale a pena aproveitar”.
O empresário Marcelo Rodrigues de Negreiros, dono de uma imobiliária na QI 11 do Lago Sul, também aproveitou a presença da unidade itinerante do Na Hora para resolver demandas. “Vim tratar de um problema na Caesb e aqui ficou muito mais prático, porque a unidade fixa mais próxima é na Rodoviária, o que dificulta para mim pela distância e pelo tempo de espera”, apontou. Para ele, a iniciativa do GDF representa um alívio para quem precisa de agilidade no atendimento: “Essa unidade móvel já resolve bastante coisa e facilita muito para quem mora ou trabalha na região”.
Na Hora Mais Perto do Cidadão
Criado em fevereiro de 2022 para levar serviços a regiões administrativas que ainda não têm unidade fixa do Na Hora, o programa já ultrapassou 46 mil atendimentos. As unidades fixas funcionam em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Asa Sul, Sobradinho e Taguatinga. Já a unidade móvel percorre regiões sem posto fixo, como Santa Maria e Recanto das Emas, onde a carreta vai duas vezes por semana.
Para o subsecretário do Na Hora, Rodrigo Barbosa, as unidades itinerantes aproximam os serviços da população. “O cidadão ganha acesso aos serviços de uma forma mais próxima, sem precisar se deslocar para uma unidade fixa.” Barbosa explica ainda que o programa Na Sua Hora complementa a iniciativa, oferecendo atendimento noturno a quem não consegue resolver pendências durante o horário comercial. Ele citou como exemplo a edição realizada no Terraço Shopping, que “beneficiou mais de 350 pessoas só em um dia”, ressaltando a boa adesão do público. Para o subsecretário, o diferencial das ações está justamente em facilitar a vida das pessoas: “O serviço fica muito mais acessível, e a população tem elogiado e agradecido pela oferta”, comentou.
Próximas paradas
Do Lago Sul, a carreta itinerante do Na Hora segue para o Boulevard Shopping, na Asa Norte, nos dias 10 e 11, com atendimento noturno do Na Sua Hora, das 16h às 22h. Em seguida, nos dias 16 e 17, o atendimento será na Feira dos Importados (SIA), das 9h às 16h. Já nos dias 24 e 25, a carreta retorna ao atendimento das 16h às 22h, desta vez no Deck Norte, no Lago Norte.
O defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, destacou a parceria entre a Defensoria e o Na Hora para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. Para ele, o serviço itinerante faz com que o Estado se apresente no local onde o cidadão trabalha ou reside. Chupel afirma que esse tipo de iniciativa representa uma postura mais ativa das instituições. “Deixamos de ser meros espectadores, à espera do assistido, para ir ao encontro dele e garantir seus direitos. Trata-se de ver o cidadão como detentor de direitos que devem ser garantidos, com prioridade absoluta para a população mais vulnerável”, observou.
Mais de 1 milhão de atendimentos em 2025
Neste ano, o Na Hora já ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos, com média que passa das 7 mil assistências por dia. O serviço reúne 170 atendimentos presenciais, articulados com 20 órgãos parceiros, além de contar com terminais de autoatendimento para facilitar o acesso do cidadão. Confira aqui os endereços das unidades fixas.
Mais recentemente, a Sejus lançou também o Na Sua Hora, versão noturna do programa, que funciona sempre das 18h às 22h por dois dias em cada localidade, atendendo principalmente quem não consegue buscar os serviços durante o dia.
Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília