A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) entregou mais uma casa reformada pelo Programa Melhorias Habitacionais, nesta quinta-feira (4). Desta vez, a contemplada foi Lindete Pinto Barroso, 55 anos, que mora numa casa no Setor Leste da Cidade Estrutural com o filho, André Silva Oliveira, de 23 anos.
Mãe e filho, agora, vivem em uma casa que passa a contar com melhorias estruturais pensadas para ampliar espaço, conforto e segurança. “Estou muito feliz! Sem a ajuda de cada pessoa que trabalhou aqui, eu não teria conseguido fazer essa reforma”, disse Lindete, emocionada.
O projeto, que contou com investimento de R$ 68.831,35, começou com a criação de um novo quarto. Sala e cozinha foram ampliadas tornando o ambiente mais funcional. A reforma incluiu também a realocação do banheiro, com o objetivo de melhorar a circulação entre os cômodos e potencialmente aumentar a ventilação natural.
Parte do trabalho envolveu demolições cuidadosas de alvenarias que apresentavam falhas, seguidas de reconstruções alinhadas a padrões de salubridade, segurança e eficiência. Portas e janelas foram substituídas, forro de teto, revestimentos e pintura aplicados com acabamento cuidadoso. Além das mudanças físicas, o projeto contempla a atualização dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, garantindo bom funcionamento e reduzindo riscos.
Para o diretor de assistência técnica da Codhab, Mauro de Paulo da Rocha, essa transformação foi fundamental para a qualidade de vida e para a segurança da família. “Esse projeto muda a vida das pessoas trazendo dignidade e melhorias reais”, completou.
O diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes lembrou que o Melhorias Habitacionais é um dos projetos mais bonitos da companhia porque impacta diretamente na vida das pessoas de forma rápida e eficaz: “Estamos trazendo melhorias habitacionais que são melhorias de vida. A dona Lindete agora faz parte da família da Codhab.”
O Melhorias Habitacionais
Esse programa do Governo do Distrito Federal abrange desde reformas de infraestrutura básica até adequações que promovem conforto, higiene e proteção contra riscos, sempre priorizando soluções que respeitam o contexto local e as necessidades específicas de cada lar.
Por meio do trabalho interdisciplinar de profissionais de assistência social, arquitetos e engenheiros da Codhab, são instaladas melhorias estruturais nas residências contempladas com o objetivo de assegurar a qualidade de vida e a segurança das famílias.
Desde 2019, já foram impactadas 211 famílias por meio do programa, com investimentos que somam aproximadamente R$ 7,44 milhões.
O foco é atender famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que residem no DF há cinco anos ou mais, em áreas de interesse social regularizadas ou em processo de regularização, desde que não possuam outro imóvel e apresentem problemas de salubridade ou segurança na residência.
*Com informações da Codhab-DF
Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Codhab