Desfile do 7 de Setembro reúne cerca de 80 mil pessoas em Brasília

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências policiais durante a festa

Superando as expectativas de público, o desfile do desfile do 7 de Setembro deste ano, reuniu cerca de 80 mil pessoas. De acordo com a Presidência da República, cerca de 45 mil pessoas ocuparam as arquibancadas credenciadas da Esplanada dos Ministérios. Já a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) estimou que, somando o público das áreas externas, com tendas e espaços abertos, o número de presentes chegou a aproximadamente 80 mil. Depois da celebração, a dispersão foi calma, e muitos espectadores caminharam até a Rodoviária do Plano Piloto. Apesar do grande público, tanto no metrô como nos ônibus, o ambiente estava tranquilo e organizado.

O secretário-executivo da pasta, Alexandre Patury, destacou o aumento do público, e atrelou a alguns fatores. “Minha percepção, é que o ‘Vai de Graça’, de transporte gratuito e o aumento significativo da participação de estudantes no desfile podem ter impacto nesse número. A recepção foi bastante positiva, principalmente entre os pais. O público esteve acima do esperado”, afirmou.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências policiais durante a festa. Neste ano, em que o Brasil celebra 203 anos de independência, o governo federal usou o slogan “Brasil Soberano” para reforçar a independência do país e responder à ofensiva internacional dos Estados Unidos que impôs tarifas e sanções contra o Brasil autoridades do país por questões políticas. 

Depois da festa, muita gente decidiu aproveitar o domingo em outros pontos da capital federal. Aline Conceição, 39 anos, de Luziânia (GO), acompanhava o desfile com o filho Gabriel, 5. Com ela também estavam a irmã, Andrea Conceição, 48, e os filhos, Guilherme, de 11, e Eloá, de 5. A família aproveitou a tranquilidade e a gratuidade do transporte para passear pela cidade após o evento.

O primeiro destino escolhido foi a Torre de TV. “Vamos comer o acarajé de lá que é delicioso”, contou Aline.

Por Resenha de Brasília

Fonte Correio Braziliense

Foto: Nathália Queiroz/C.B Press