Concurso Sabor de Escola chega ao Guará e elege representantes para a próxima etapa

Risoto de abóbora com paleta suína, e Tropeiro Kids conquistam o júri e garantem classificação

Temperos, cores e muita criatividade tomaram conta do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará durante a seletiva do concurso gastronômico Sabor de Escola, da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará, realizada nos dias 30 e 31 de outubro. Ao todo, 19 merendeiros participaram da disputa, apresentando receitas criativas e preparos com ingredientes naturais, que encantaram o público e os jurados pela diversidade de sabores e o cuidado na apresentação dos pratos.

O evento foi marcado pela animação das torcidas das escolas da região administrativa, que compareceram em peso para prestigiar e apoiar as profissionais da merenda. A energia contagiante tomou conta do espaço, transformando a seletiva em uma verdadeira festa de sabores e reconhecimento. A programação também celebrou o Dia do Merendeiro, comemorado em 30 de outubro, destacando a importância desses profissionais que, com dedicação e afeto, transformam o cotidiano das escolas em momentos de cuidado e alimentação saudável.

“O Sabor de Escola é uma forma de dar visibilidade a quem, com dedicação e carinho, garante uma alimentação de qualidade para os nossos alunos. É um trabalho que faz diferença todos os dias nas escolas”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais, Fernanda Mateus, também prestigiou o evento e celebrou a participação das merendeiras na seletiva do Guará. “É um momento de valorização, aprendizado e muita criatividade, em que nossas profissionais podem mostrar todo o talento na cozinha escolar”, destacou a subsecretária, ressaltando o empenho da equipe e a dedicação dos jurados que avaliaram cada prato com atenção.

Para a coordenadora Regional de Ensino do Guará, Karine Silva Pereira Rodrigues, a seletiva foi um momento de muita emoção e celebração do talento das merendeiras. Ela destacou a importância do apoio das torcidas das escolas, que compareceram para prestigiar e torcer por suas profissionais: “Ver a alegria e a torcida dos estudantes, familiares e colegas das escolas faz toda a diferença. É emocionante ver o reconhecimento pelo trabalho das nossas merendeiras, que cuidam diariamente da alimentação dos alunos com tanto carinho.”

A disputa foi acirrada, com muita criatividade e pratos saborosos. Francinete Honorato, representante da Escola Técnica do Guará (CEP/ETG), e Maria Cristina de Carvalho, do Centro Educacional 03 do Guará II, conquistaram a classificação para representar a CRE do Guará.

Francinete Honorato apresentou o prato “receita da Fran”, um saboroso risoto de abóbora com paleta suína. “É uma sensação muito boa você participar de um concurso com tantas pessoas e ser classificada entre as 19. Eu chorei durante toda a apresentação de ontem, e hoje estou sorrindo. O apoio da escola foi maravilhoso, é uma alegria cozinhar para todos com tanto carinho”, contou.

Já Maria Cristina de Carvalho garantiu a vaga com o prato Tropeiro Kids, com coxa e sobrecoxa de frango. Essa é a segunda classificação dela no concurso pela RA. “No ano retrasado, fui classificada aqui no Guará. Este ano, a concorrência foi bem forte, mas fiquei feliz por agradar a todos. O apoio da Secretaria da Educação e da minha escola é fundamental para que eu possa participar e me dedicar nesse concurso”, finalizou a profissional.

A próxima etapa do Sabor de Escola será realizada no no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 801 do Recanto das Emas, no dia 4 de novembro.

*Com informações da Secretaria de Educação

Por Resenha de Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Jotta Castro/SEEDF