A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) recebeu, nesta quinta-feira (22), atletas renomados de luta em uma visita institucional no Centro de Atenção Biopsicossocial (CAB). Os atletas Rafael Feijão, Rogério Minotouro e Heverton Fernandes foram recebidos pelo secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, e pela equipe de gestores da pasta, conhecendo de perto iniciativas voltadas à valorização e ao bem-estar dos profissionais que atuam diariamente na proteção da população.
Durante o encontro, foi ressaltada a importância do esporte como ferramenta de saúde física e equilíbrio emocional, especialmente para servidores da segurança pública, que lidam com altos níveis de pressão e exigência no cotidiano operacional.
A visita também trouxe visibilidade para a 8ª Olimpíada de Integração da Segurança Pública do DF (Olinsesp 2026), que já está em fase de mobilização e planejamento, confirmada para o período de 24 de fevereiro a 31 de março.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, investir em práticas esportivas é ampliar o cuidado e a preparação dos servidores. “A valorização do nosso efetivo passa também pela promoção de saúde, disciplina e qualidade de vida”, afirmou. “O esporte fortalece o corpo, organiza a mente, integra instituições e contribui diretamente para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para servir à sociedade com equilíbrio, foco e bem-estar. Receber esses atletas aqui é uma forma de incentivar nossos servidores”.
Esporte e formação
Minotouro falou sobre o impacto do incentivo ao esporte e o valor do investimento público nessa área — especialmente no contexto da segurança pública: “Fico muito feliz com a visita à Secretaria de Segurança Pública aqui em Brasília e mais ainda em saber que tem um investimento aqui nessa parte do esporte. Esporte como parte da educação, como parte psicológica, é muito importante para todo mundo, em especial para quem atua na segurança pública, que está ali no combate, no dia a dia”.
O atleta também chamou a atenção para o papel do esporte na transformação social, com reflexos na prevenção à criminalidade: “A parte do esporte ajuda a criança a sair de uma vida talvez de um futuro que pode estar mais perto do tráfico, do crime, então é sempre melhor prevenir. O esporte é ótimo, o esporte salva, e a gente está feliz com esse projeto aqui da Secretaria de Segurança Pública”.
Na mesma linha, o atleta Heverton Fernandes reforçou a conexão direta entre esporte e segurança pública, especialmente pelo potencial educativo e formativo da luta: “Investir em esporte é investir em segurança pública. Não se esqueçam de que luta não é briga, luta é esporte”.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SSP-DF


