Curso de Negociador da PMDF tem aula inaugural

Entre as disciplinas estão técnicas de negociação e de oratória

Na tarde desta terça-feira (26), ocorreu no auditório do Quartel Comando Geral da Polícia Militar de Distrito Federal, a aula inaugural do VIII Curso de Negociador da Polícia Militar do Distrito Federal. O curso terá duração de 45 dias, tendo como objetivo ensinar técnicas e táticas de negociação, técnicas de oratória voltada para o âmbito policial, Direitos humanos, Teoria Geral da Negociação, Estudo de casos e simulações baseadas em ocorrências reais, entre outras, e conta com 16 inscritos, dentre estes, 12 da PMDF, um agente da Polícia Rodoviária Federal, um agente da Polícia Civil do Distrito Federal, um agente da Polícia Penal Federal e um Policial Militar do estado do Paraná.

A palestra foi ministrada pelo subtenente da reserva remunerada da PMDF, Diglielmo dos Anjos Valim de Morais. O subtenente ingressou na Corporação em 1996, no Curso de Formação de Soldados e, no ano de 2001, e foi apresentado ao Batalhão de Operações Especiais atuando no GTAM e Patamo do BOPE.

Morais ressaltou que a escuta, empatia, autocontrole emocional e respeito são indispensáveis ao trabalho do negociador para ser bem sucedido nessa modalidade policial, atuando com diligência e cautela, pois o negociador pode se preparar por muitos anos e, ainda, não estar preparado. Ele também enfatizou que o comandante da área é o gerente da crise, de modo que possua recursos para utilizar em situações complexas, desenvolvidas e voltadas para a realidade do Distrito Federal.

As palavras do comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Zairo Junio, trouxeram o ideal de que os negociadores, ao entrarem em contato com uma alma humana, utilizem todas as técnicas disponíveis para preservar vidas.

*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal

Por Resenha de Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília