Policiais civis do Distrito Federal decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (5/9), continuar em negociação com o governo para obter paridade salarial com a Polícia Federal. Antes da reunião da categoria, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) apresentou proposta de aumento de 24,32%.
Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sipol-DF), a deliberação dos policiais civis foi no sentido de apresentar contraproposta ao governo federal.
“Nós continuamos insistindo na contraproposta porque sabemos que os governos do presidente Lula sempre valorizaram os policiais civis do DF. No seu primeiro e segundo mandatos, essa isonomia foi mantida. E toda a categoria deposita confiança de que, neste terceiro mandato, ele resgatará a paridade salarial, fazendo justiça com a categoria”, disse o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.
O percentual oferecido pelo governo federal é inferior ao reivindicado pelas categorias e o Governo do Distrito Federal (GDF), que querem paridade salarial com a PF.Play Video
Segundo a proposta do governo federal, o reajuste seria concedido em duas parcelas: em outubro de 2025 e abril de 2026. A recomposição ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.
Inicialmente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ofereceu aumento salarial de 18%, o que foi rechaçado pela categoria. Dois dias depois, ampliou o reajuste para 24,32%. O mesmo percentual teria sido proposto para os policiais e bombeiros militares.
Por Resenha de Brasília
Fonte Metrópoles
Foto: David Jordan/Sinpol-DF