Brincar enquanto espera atendimento médico já é realidade para centenas de crianças nas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inaugurou, nesta quarta-feira (29), os novos Espaços Humanizar Kids, ambientes lúdicos e terapêuticos criados para tornar o atendimento infantil mais acolhedor.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, madrinha do Humanizar, participou da inauguração do espaço na UPA de Sobradinho. “Todos nós sabemos o quanto a espera é desafiadora, principalmente para as crianças. Por isso, estamos trazendo ambientes cada vez mais humanizados. Brincadeira de criança é coisa séria. Às vezes, essa pode ser a única oportunidade que ela tem de brincar. Transformar esse momento em algo positivo é cuidar da saúde emocional também”, apontou. “Ontem entregamos a primeira sala do Centro-Oeste adaptada para crianças do espectro autista, no Hospital de Santa Maria. Ver o IgesDF avançando com sensibilidade e estrutura é motivo de orgulho. Humanizar é mais do que um programa, é uma política de amor e respeito às pessoas”.
Com paredes coloridas, brinquedos inclusivos, livros e painéis interativos, o Espaço Humanizar Kids foi projetado para reduzir o estresse e a ansiedade de crianças e responsáveis durante a espera. O local também ajuda as equipes de saúde a estabelecer vínculos de confiança com os pequenos pacientes.
“Esses espaços são mais do que brinquedotecas — são uma extensão do cuidado”, destacou o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, durante a cerimônia de inauguração na UPA de Sobradinho. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a criança se sinta segura e acolhida, e que o atendimento médico não seja lembrado como um momento de medo, mas de cuidado.
A iniciativa integra o programa Humanizar, do IgesDF, inspirado na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer o bem-estar emocional e o respeito à experiência de cada paciente dentro das unidades. Criado em 2019, o programa busca transformar o ambiente hospitalar em um espaço de acolhimento, respeito e empatia. Presente no Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol e nas 13 UPAs, o Humanizar desenvolve ações voltadas à escuta ativa, ao cuidado integral e à promoção da saúde emocional de pacientes e colaboradores.
Durante a inauguração, crianças que aguardavam atendimento participaram das brincadeiras e receberam brinquedos arrecadados em campanha interna do Instituto. A ação envolveu colaboradores de várias áreas e emocionou mães e acompanhantes.
A operadora de caixa Laís Lira, mãe dos gêmeos Mateu e Heitor, de 2 anos, elogiou a iniciativa. “Vai ajudar bastante, porque a gente vem com as crianças e elas acabam ficando agitadas. Ter um espaço assim é ótimo, porque o ambiente hospitalar é estressante para uma criança. Meus filhos estão brincando e se distraindo, e isso deixa tudo mais tranquilo também para quem está esperando o atendimento.”
A pequena Ísis Oliveira, de 3 anos, também aprovou o novo espaço: “Eu achei muito legal! O que eu mais gostei foi da boneca”, contou, abraçando o brinquedo.
O primeiro Espaço Humanizar Kids foi inaugurado há dois anos na UPA de Ceilândia I, que agora passa por revitalização e inspirou a expansão do projeto para outras unidades com atendimento pediátrico. Neste mês dedicado às crianças, o IgesDF entregou os novos espaços em parceria com empresas e instituições apoiadoras, que contribuíram com materiais, pintura, mobiliário e decoração infantil.
Patrocinadores:
· UPA Recanto das Emas: Lions Clube
· UPA São Sebastião: Caroline Chiodi Dal Col
· UPA Ceilândia I: Engesoftware
· UPA Sobradinho: Capital Moto Week e SDB Instituto
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Alberto Ruy/IgesDF











