Começou o 4º Curso de Formação de Síndico para Gestão Condominial, promovido pela Administração Regional do Guará em parceria com o Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC). Com 200 vagas gratuitas, a iniciativa é voltada para síndicos, subsíndicos, conselheiros e moradores interessados em aprimorar a atuação na gestão de condomínios. As aulas ocorrem no período noturno, das 19h às 22h, até o dia 30 deste mês, no auditório da administração.
A formação tem como principal objetivo preparar os gestores para os processos de eleição e reeleição, além de fortalecer conhecimentos relacionados à prestação de contas, tomada de decisões e melhoria do relacionamento entre administração e moradores. Também serão abordados temas como engenharia, direito, administração, contabilidade e relações humanas.
“É sempre uma imensa satisfação para o Guará receber iniciativas como essa. Nosso auditório, recém-reformado, passa a ser também um espaço de formação cidadã, em que a capacitação contribui diretamente para uma gestão condominial mais qualificada e para o fortalecimento da convivência comunitária. Estamos muito felizes com mais esse curso. Afinal, só o conhecimento transforma”, destacou o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.
Coordenador do curso e presidente do INCC, Paulo Melo ressaltou o impacto do conteúdo na carreira dos profissionais. “O síndico fica mais experiente e se transforma. A vida em condomínio é muito difícil, e, depois da pandemia parece que piorou muito, porque as pessoas estão muito intolerantes. Então, o síndico ganha mais jogo de cintura, consegue administrar melhor o condomínio e com mais leveza também.”
Segundo Melo, o objetivo é atender a uma demanda crescente no Distrito Federal, que concentra cerca de 17 mil condomínios. “Pretendemos fazer novas turmas em outras regiões administrativas, como Águas Claras, Cruzeiro, Plano Piloto, Itapoã, Paranoá, Sobradinho, entre outras cidades que estão ganhando empreendimentos residenciais”, destacou.
Os conteúdos foram estruturados a partir das necessidades reais enfrentadas pelos condomínios, com a proposta de promover maior eficiência administrativa, segurança jurídica e harmonia na convivência coletiva, com participação de 15 professores. A carga horária total é 40 horas/aula, e, ao final da capacitação, os participantes receberão certificado.
Moradora da Asa Norte, a aposentada Celeste Ferraz, 71 anos, deseja contribuir com a gestão do prédio em que reside desde a década de 1970. “O prédio é antigo e temos muitos problemas: escadas com piso ruim, parte elétrica antiga e perigosa, salão de festas sem estrutura adequada. Depois do curso, vou me candidatar e tentar mudar essas situações”, contou ela, que elogiou a iniciativa gratuita: “Acho ótimo esse tipo de curso aberto ao público. Incentiva as pessoas a se envolverem, a quererem ser síndicas”.
O corretor de imóveis Marcelo Milhomem, 52, já atua na administração do prédio em mora, em Águas Claras, e busca expandir os conhecimentos para trabalhar em outros locais. “A cada dia que passa surgem novas leis, diretrizes sobre como agir, então é bom estarmos atualizados, principalmente porque existem muitas questões dentro de uma comunidade”, concluiu.
Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília











