Helicóptero do Detran-DF realiza transporte de coração

O órgão veio de um doador do Espírito Santo

0
128

Na manhã de terça-feira (28/12/21), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal foi acionado para realizar o transporte de mais um coração, desta vez, vindo de Vitória, Espírito Santo. Na última quinta-feira (23), a equipe da Unidade de Operação Aérea do Detran (UOPA) já havia transportado um coração vindo de Goiânia.

O órgão veio para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo levado da base aérea pelo Helicóptero Sentinela do Detran-DF até o Hospital das Forças Armadas (HFA), num voo que durou cerca de quatro minutos.

Os transplantes são realizados no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICTDF), que  é referência nacional em alta complexidade (área de cardiologia) e responsável pelo atendimento de 95% dos pacientes com doença cardiovascular no DF. O instituto é um dos maiores centros multitransplantadores na região centro-oeste, realizando transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea.

Somente este ano, a equipe do Uopa já auxiliou no transporte de cinco corações que vieram de outros estados para o Distrito Federal.

Por Valquíria Cunha  do Detran-DF com informações de PH Paiva

Foto: Correio Braziliense