Concurso vai eleger slogan para campanha mundial de doação de leite materno

Qualquer pessoa física pode se inscrever gratuitamente, até 24 de fevereiro, na competição

0
59

Sua criatividade pode salvar a vida de milhares de bebês. Estão abertas as inscrições para o concurso que definirá o slogan da campanha mundial de doação de leite materno para 2023. A terceira edição da competição é uma iniciativa da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), organização capitaneada pelo Brasil.

Toda e qualquer pessoa física sensível à causa pode participar do concurso. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo portal da rBLH até as 12h (horário de Brasília) de 24 de fevereiro. O slogan, com tamanho máximo de 80 caracteres, deve ser redigido em português, inglês ou espanhol.

As propostas serão submetidas ao Comitê de Mobilização Social pela Doação de Leite Humano, que vai selecionar as 30 melhores ideias. Os slogans finalistas participarão de uma votação popular – para ajudar na escolha, basta acessar o portal da rBLH entre 10 e 17 de março e eleger seu favorito. Cada pessoa tem direito a computar um voto.

O trabalho vencedor será divulgado às 12h de 20 de março, também pelo portal da rBLH. Além de ter o slogan traduzido em dois idiomas, para que possa ser usado na campanha mundial de doação de leite materno, o autor ainda receberá um certificado emitido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, reconhecendo sua contribuição em favor da saúde das crianças no contexto global.

“Em 2021, primeiro ano em que o concurso foi realizado, a proposta vencedora foi brasileira, de Santa Catarina”, relembra a pediatra Miriam Santos. “O slogan ganhador no ano passado veio do México. O processo de escolha, em 2022, reuniu 30 países, teve 253 slogans inscritos e contou com 4.994 votos.”

A pediatra alerta para a necessidade de jogar luz sobre o tema de forma perene, e não apenas no Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. “Diariamente nascem bebês que precisam ficar na UTI, um ambiente estressante para as mães. Muitas delas não conseguem tirar o leite para o próprio filho”, aponta Miriam. “Em contrapartida, todos os dias nascem bebês saudáveis; e, com eles, mães aptas a doar leite”.

Ficou interessado em participar? Confira aqui o edital do concurso. Boa sorte!

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde / Reprodução Agência Brasília