PCDF desarticula quadrilha que aplicou mais de 100 golpes no Brasil

Os suspeitos dos golpes são jovens de 20 a 22 anos e viviam uma vida de ostentação com o dinheiro das vítimas, que na maioria das vezes eram idosos

0
53

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticula nesta terça-feira (04/04), uma organização criminosa especializada em aplicar golpes bancários contra idosos. Equipes da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) cumprem nove mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporárias no Rio de Janeiro e em Salvador (BA).

O grupo criminoso obtinha dados pessoais e financeiros das vítimas, por meio de centrais telefônicas clandestinas instaladas em empresas de fachada, telefonavam para os alvos se passando por funcionários da área segurança de bancos em que elas possuíam conta.

Por usarem números 0800 e em posse de informações financeiras precisas das vítimas, os autores passavam credibilidade e convenciam os idosos ao afirmarem que suas contas bancárias estavam sob a suspeita de fraude e seria necessário enviar documentos pessoais e uma fotografia para que fosse aberta uma nova conta em seus nomes, para as quais deveriam transferir o dinheiro.

Um idoso de 72 anos de idade, transferiu R$ 180 mil, após ter sido enganado pela organização criminosa.

Durante a investigação, as empresas de fachada usadas pelo grupo foram identificadas como Simplifica Consultoria, Lua Serviços, Vilela Princess Comércio de Roupas e LF Soluções Financeiras. Cerca de R$ 127 mil, quantia localizada nas contas bancárias das empresas investigadas, foram bloqueadas.

Por João Victor Rodrigues do Jornal Brasília

Foto: Reprodução Jornal de Brasília