Brasília receberá seletiva para a Universíade 2023

Evento, em junho, será classificatório para a maior competição do esporte universitário mundial em Chengdu, na China

0
215

De 11 a 15 de junho, Brasília será palco de seletiva para a Universíade 2023, que será realizada em Chengdu, na China. Para o evento esportivo  em solo brasiliense, são esperados mais de mil atletas representantes dos 26 estados mais o Distrito Federal.

“Apoiar o fomento do esporte universitário também faz parte da nossa missão. A vinda deste evento esportivo para Brasília deixará grandes legados, a exemplo do fomento da economia, turismo e geração de emprego e renda”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer

Serão realizadas seletivas para as modalidades atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, natação, natação paradesportiva, saltos ornamentais, taekwondo e judô. Entre os locais que sediarão as competições, estão o Centro Internacional de Convenções do Brasil, o Comando Militar do Planalto e a Associação dos Servidores do Banco Central.

A seletiva será realizada com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com recursos provenientes do Fundo de Apoio ao Esporte, totalizando R$ 700 mil. “Apoiar o fomento do esporte universitário também faz parte da nossa missão. A vinda deste evento esportivo para Brasília deixará grandes legados, a exemplo do fomento da economia, turismo e geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro. “Além do mais, o desporto educacional vem ao encontro das oportunidades necessárias para inserção dos jovens no mercado de trabalho convencional”, completa.

Podem participar da seletiva os estudantes nascidos no período compreendido entre 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2005, que estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior (IES) até o dia 31 de março de 2023, cursando e frequentando o semestre no ano de 2023, em nível de graduação, pós-graduação na IES de seu estado reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Cada atleta só poderá participar de uma modalidade esportiva.

Criada em 1923, a Universíade é considerada a maior competição do esporte universitário mundial. Os jogos são organizados para atletas universitários pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu). A Universíade é realizada a cada dois anos, reunindo diversas modalidades, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Por Agência Brasília

Foto: Saulo Cruz/CBDU / Reprodução Agência Brasília