DPDF oferece assistência jurídica gratuita nesta sexta (05/05)

Unidade móvel estará no Guará, das 8h às 18h, em comemoração ao aniversário da cidade; no sábado (6) haverá atendimentos na Vila Planalto

0
37

A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestará serviços no Guará em comemoração ao 54º aniversário da região administrativa. O evento será realizado na sexta-feira (5), das 8h às 18h. O atendimento estará disponível na administração regional da cidade para oferecer, gratuitamente, assistência jurídica e psicossocial, orientações e esclarecimentos sobre direitos e demais serviços da instituição.

A presença da DPDF no evento reforça o compromisso da instituição em levar seus serviços à população e garantir o acesso à justiça e à cidadania. A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante é uma das principais ferramentas da DPDF para atender à população que não tem acesso fácil aos serviços da instituição, principalmente em regiões mais afastadas do centro da cidade.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a ação será uma ótima oportunidade para os moradores da região terem acesso a diversos serviços e atividades, além de conhecerem mais sobre os direitos e deveres de cada cidadão. “A presença da DPDF na ocasião é mais uma iniciativa que visa aproximar a instituição da população e garantir que todos tenham acesso à justiça e aos seus direitos”, reforçou.

Vila Planalto

No sábado (6), a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF estará na Vila Planalto (SCEN Trecho 1, Rua do Campo), participando da ação social Fecomércio Mais Perto de Todos. A DPDF vai oferecer atividades relacionadas à garantia de direitos fundamentais a famílias em situação de vulnerabilidade. O veículo conta com 15 guichês de atendimento e uma sala de mediação.

Unidade Móvel de Atendimento Itinerante

Inaugurada em 2021, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF é uma ferramenta de acesso à Justiça que descentraliza o atendimento dos núcleos de assistência jurídica da defensoria e a aproxima das comunidades hipossuficientes. O equipamento móvel percorre diversas regiões administrativas do DF para cumprir sua missão de garantir direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade. Nos últimos 12 meses, mais de 6 mil pessoas receberam atendimento da unidade.

No veículo, estão disponíveis todos os serviços básicos da Defensoria Pública do DF e outras especificidades, de acordo com o estudo prévio das demandas de cada região. A unidade também executa ações relacionadas a adoção, internação compulsória para tratar drogadição, alvará judicial para viagem internacional de menores, defesa em ações de acolhimento institucional e destituição do poder familiar, entre outras.

Periodicamente, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante visita presídios para prestar assistência jurídica e fiscalizar as condições de saúde, alimentação e contato dos presos e presas com seus familiares.

*Com informações da DPDF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/DPDF / Reprodução Agência Brasília