GDF se destaca em encontro brasileiro sobre os desafios do saneamento

Com a participação de seis painelistas, Caesb apresenta trabalhos realizados para a implantação de políticas públicas que garantem o fornecimento de água e serviços a toda a população

0
38

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participa do 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA). O evento, que acontece em Belo Horizonte desde o dia 21 e vai até 24 de maio, é considerado o mais importante encontro sobre engenharia sanitária e ambiental do Brasil, onde são feitas as apresentações de mais de 50 painéis de discussão e de cerca de mil trabalhos técnico-científicos. Nesta edição, estão sendo discutidos os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade.

“As empresas de saneamento necessitam pensar na sustentabilidade do nosso negócio e em políticas inclusivas. As empresas precisam ter políticas públicas para ter a água como direito humano e alcançar e incluir a população mais vulnerável. É importante ampliar os investimentos e ter um olhar social”Pedro Cardoso, presidente da Caesb

A Caesb está participando do evento com seis painelistas. O presidente da companhia, Pedro Cardoso, apresentou, dentro da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento, o tema ESG como proposta de valor nas empresas. Para ele, é preciso olhar para a questão ambiental e preservação dos recursos naturais, para o tratamento adequado da água e esgoto, e exercer uma gestão séria. “As empresas de saneamento necessitam pensar na sustentabilidade do nosso negócio e em políticas inclusivas. As empresas precisam ter políticas públicas para ter a água como direito humano e alcançar e incluir a população mais vulnerável. É importante ampliar os investimentos e ter um olhar social”, defendeu Pedro Cardoso.

O diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Sérgio Antunes Lemos, fala nesta terça-feira sobre as Iniciativas Inovadoras nas Práticas Comerciais. A superintendente de Regulação e coordenadora da Câmara Técnica de Regulação, Aline Oliveira, também participa neste dia com o tema Agenda Regulatória. Além deles, o superintendente de Gestão Operacional, Cristiano Gonçalves Gouveia, apresenta um painel sobre Desenvolvimento Operacional e Inovação nos Sistemas de Abastecimento de Água.

Nesta quarta-feira, será a vez do superintendente de Produção de Água, Diogo Gebrim, apresentar o tema Inovação em Sistemas de Tratamento Avançados de Água. Neste painel, o assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios, Fuad Moura Guimarães Braga, será o moderador. Fuad também foi responsável pelos painéis de Inovação do Setor de Saneamento no âmbito da organização do evento. Ainda no mesmo dia, o diretor de Operação e Manutenção, Carlos Eduardo Borges Pereira, falará sobre Inovação em Sistemas de Tratamento Avançados de Esgotos.

Além da presença dos painelistas, empregados da Caesb fazem apresentações orais de trabalhos técnicos, bem como a publicação de pôsteres aprovados.

Um dos destaques do Congresso será a apresentação, nesta terça, do maior projeto de saneamento em execução no mundo, a Dessalinização e Adução de Água em Aqaba-Amã (AAWDC), na Jordânia. O país é considerado o segundo no mundo com maior escassez de água, onde a população recebe menos de 65 litros por dia. Neste contexto, o projeto AAWDC é colocado como uma importante solução sustentável para a crise hídrica para a nação árabe, que está situada na margem leste do rio Jordão.

Juntamente com o congresso, está sendo realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), que reúne os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. A Caesb possui um estande na feira, onde acontecem apresentações técnicas. O estande apresenta para os visitantes a arquitetura moderna de Brasília, com linhas simples, poucas cores e as colunas do Palácio da Alvorada. Todas as atividades do Congresso e da Fitabes estão ocorrendo de forma presencial, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores. A expectativa é que entre três e quatro mil pessoas participem dos eventos.

Em 2025, o Congresso da Abes será realizado em Brasília. A festa de lançamento do evento será nesta terça-feira à noite e apresentará as cores, os sabores, a arte, a música e um pouco da arquitetura do cerrado.

*Com informações da Caesb

Por Agência Brasília

Foto: Marco Peixoto/Caesb / Reprodução Agência Brasília