Candidatos ao Conselho Tutelar precisam atualizar cadastro no TRE

Prazo vai até esta quarta-feira (7); procedimento também envolve eleitores dos conselheiros

0
37

Candidatos e eleitores para os conselhos tutelares do Distrito Federal que possuam pendências com a Justiça Eleitoral devem regularizar a situação e atualizar dados cadastrais até esta quarta-feira (7) junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“No caso de candidatos, a atualização formaliza a candidatura e também possibilita a disputa de vaga na cidade onde residem, além de votar nela; no caso dos eleitores, [a atualização assegura] o direito de votar nos candidatos de sua região administrativa”, explica o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Cleidison Figueredo.

A regularização também permite que os candidatos disponibilizem suas fotos mais recentes, o que facilitará a escolha dos eleitores no dia do pleito, em 1º de outubro, por meio de urnas eletrônicas.

Para verificar a situação junto à Justiça Eleitoral, basta pesquisar no site do TRE e proceder às indicações constantes na página eletrônica. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail eleicao_ct@sejus.df.gov.br.

O DF possui 44 conselhos tutelares, cada um com cinco conselheiros e dez suplentes escolhidos pela comunidade.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Por Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília