Mais de 8 mil vagas disponíveis no segundo ciclo de 2023 do QualificaDF

Inscrições ocorrem do dia 26 deste mês a 13 de julho; previsão é que os cursos tenham início em 31 de julho

0
38

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo de 2023 do programa QualificaDF, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de capacitação profissional. São 8.050 vagas em 50 cursos em áreas como vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. Os registros de interesse devem ser feitos a partir de segunda-feira (26) até 13 de julho no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

“O QualificaDF tem cursos excelentes. A cada ciclo é definido o que será ofertado de acordo com a demanda. Temos todos os cursos que você pode imaginar: auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, desenvolvedor de aplicativos, cuidador de idosos, atendente de pet shop, eletricista predial, estética corporal”, cita a gerente de Qualificação da Sedet, Karina Leite.

A formação é gratuita e tem duração de 240 horas. Quem participa do programa tem direito a um kit educando com caderno, apostila, caneta, borracha, lápis e pasta, além de dois uniformes, auxílio transporte (por meio de emissão de cartão vale-transporte), lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado.

A previsão é de que as aulas tenham início em 31 de julho. Desta vez, as capacitações ocorrerão em cinco regiões administrativas: Plano Piloto (Asa Sul – Setor Comercial Sul), Guará, Paranoá, Planaltina e Taguatinga. O maior número de oportunidades é para o Plano Piloto, com 4.450 vagas, seguido de Taguatinga, com 1.350, e Paranoá, com 1.050.

“A cada ciclo é definido o que será ofertado de acordo com a demanda. Temos todos os cursos que você pode imaginar: auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, desenvolvedor de aplicativos, cuidador de idosos, atendente de pet shop, eletricista predial, estética corporal”Karina Leite, gerente de Qualificação da Sedet

Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular a partir de 16 anos, que comprovem residência no Distrito Federal e a escolaridade mínima exigida para cada curso. Caso seja do interesse do candidato, este poderá optar por até duas qualificações.

O resultado final das inscrições e convocação dos candidatos para início das atividades será divulgado a partir de 14 de julho. A confirmação de matrícula deverá ser feita entre 17 e 21 de julho. Mais informações no edital publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Até este mês, o programa, lançado em 2022, já havia formado 33 mil pessoas – 25 mil apenas no primeiro ano, quando foram feitos dois ciclos, e mais oito mil no primeiro ciclo de 2023. Este ano, serão três ciclos. O último tem previsão de começar em outubro e terminar em dezembro.

Confira o endereço das aulas em cada região administrativa:
→ Asa Sul: SCS Quadra 4, Bloco A, Lote 106/136 – Ed. Centro Oeste;
→ Guará: QE 11 – Guará I (Faculdade Icesp);
→ Paranoá: Quadra 25, Conjunto A, Lote 18/19;
→ Planaltina: Quadra 4, Conjunto J, Lote 60/59 – 1º piso, Setor Residencial Leste;
→ Taguatinga: Área Especial 13, Setor G Norte, QNG 39 – Taguatinga Norte (Colégio JK).

Por Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília