Detran-DF lança nova campanha para mais segurança dos motociclistas

Mortes no DF caem 27% em relação ao primeiro semestre do ano passado

0
31

Preocupado com a segurança no trânsito envolvendo motocicletas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove, a partir desta quarta-feira (19), uma nova campanha educativa com foco no motociclista. Com o slogan Qual é o seu modo moto? Seja vivo! Viva seu modo moto com o Detran-DF, a ação visa incentivar o motociclista a refletir sobre as medidas de segurança indispensáveis no trânsito, principalmente sob duas rodas, sem perder o prazer que pilotar uma moto pode proporcionar.

“A redução de mortes no trânsito depende, principalmente, do respeito às normas previstas para todos que utilizam as vias em seus deslocamentos diários. Em especial, há uma preocupação maior com a segurança dos mais vulneráveis, que são os motociclistas, ciclistas e pedestres. Por isso, lançamos essa campanha para que os motociclistas se atentem aos cuidados indispensáveis com a sua própria vida e a segurança dos demais usuários das vias”, destaca o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento.

Esse trabalho de conscientização já tem reduzido bastante o número de sinistros fatais envolvendo motocicletas nas vias do DF. Foi registrado 25% menos acidentes envolvendo motocicletas no primeiro semestre deste ano: 35 em relação ao primeiro semestre de 2022, 47. A quantidade de motociclistas mortos também reduziu bastante: 27%, caindo de 41 mortes registradas no primeiro semestre do ano passado para 30 mortes ocorridas no primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, ainda é necessário permanecer com a conscientização e respeito às regras de trânsito para que mais vidas sejam preservadas.

Capital Moto Week

A veiculação da campanha coincide com o período de grande circulação de motociclistas em Brasília, em razão da realização do Capital Moto Week, o maior festival de motos da América Latina, que ocorrerá de 20 a 29 de julho, no Parque de Exposições Granja do Torto.

Além da campanha educativa na mídia, por meio de peças publicitárias, o Detran estará presente no Capital Moto Week com ações educativas, serviços de atendimento e controle de tráfego para garantir fluidez e segurança aos participantes do evento. A expectativa de público é de 800 mil pessoas e 350 mil motos.

⇒ Estande do Detran
De 20 a 29 de julho, das 15h às 20h, as equipes de educação de trânsito realizarão palestras voltadas para os motociclistas sobre a Lei Seca e a responsabilidade e cuidados necessários no trânsito. Haverá também atividades com óculos Drunk Buster, que simulam o efeito de álcool e outras substâncias entorpecentes no organismo, demonstração de viaturas de duas rodas e apresentação teatral com mímicos e repentistas. Após cada palestra, os participantes receberão material educativo voltado para pedestre e motociclistas.

⇒ Vila do Bem
De 24 a 26 de julho, das 14h às 17h, haverá uma tenda com várias atividades educativas para as crianças. Bonecos vão interagir com os pequenos e entregarão material educativo feito especificadamente para as crianças que passarem pelo estande do Detran.

⇒ Lady Bike
No dia 29 de julho, o Detran estará com uma ação educativa voltada exclusivamente para o público feminino, no espaço Lady Bike. A professora Jucelia Farias de Moura Xavier vai ministrar uma palestra sobre o tema álcool e direção. E o grupo de teatro, formado somente por mulheres, fará apresentação de mímica.

⇒ Atendimento ao cidadão
Nos dias 25 e 26, das 9h das 17h, servidores do Detran oferecerão serviços referentes a habilitação e veículos na carreta do Na hora. Além de obter informações, tirar dúvidas e orientar os cidadãos sobre o cadastro e a utilização do Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, Programa Habilitação Social e renovação de CNH e necessidade de biometria, o cidadão poderá emitir credencial de estacionamento para idoso, consultar o prontuário e pontuação na habilitação, vale carta e nada consta. Também poderão pedir alteração de endereço, realizar comunicado de venda, consulta e emissão de débitos, certidão de propriedade, emissão de CRLV-e e nada consta de débitos de veículos.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal 

Por Agência Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília