Comissão de educação ambiental do DF participa de encontro nacional

Grupo representa todas as unidades da Federação perante comitê formado por integrantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Mudança do Clima

0
48

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) do Distrito Federal participa, até esta quinta-feira (3), do Encontro Nacional das Cieas e do Encontro Água, Educação e Meio Ambiente. O grupo distrital, cuja secretaria executiva é vinculada ao Instituto Brasília Ambiental,  também representa as comissões estaduais nas reuniões do comitê assessor do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental – composto por representantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os eventos buscam fortalecer a articulação com os grupos estaduais e o órgão gestor, a fim de potencializar e integrar as ações de educação ambiental. “O órgão gestor está reestruturando suas ações em todo o país, e as Cieas fazem parte desse processo de enraizamento da política de educação ambiental em todo o território nacional”, explicou a secretária executiva da Ciea-DF, Vanessa Sousa de Oliveira.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marcos Sorrentino, lembrou que o fortalecimento das políticas públicas, tanto ambiental quanto educacional, passa pela adesão de municípios e instituições de ensino superior à mudança cultural.

“Para superar o estado da arte da educação ambiental, a gente precisa de processos que capilarizem até os territórios de convivencialidade, não necessariamente geográficos, e que fomentem a cultura ambiental”, ressaltou Sorrentino durante o segundo dia do encontro.

O evento conta com oficinas, palestras e encontros setoriais de grupos de trabalho, além de realização de plenárias para apresentar os resultados das discussões.

*Com informações do Brasília Ambiental

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental / Reprodução Agência Brasília