Espaço Renato Russo oferece cursos gratuitos de cinema

Inscrições vão até o dia 25 de agosto e são cinco oficinas diferentes, todas voltadas para a área do audiovisual

0
20

Estão abertas, até sexta-feira (25), inscrições para oficinas gratuitas nas áreas de direção de arte, direção de fotografia, roteiro, interpretação para câmera e sonorização audiovisual. As atividades vão ocorrer no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul.

As aulas começam no dia 29 de agosto e vão até o dia 14 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras. São 20 alunos por oficina, totalizando 100 vagas. De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Alencar, a ideia é capacitar novos profissionais na economia criativa do DF.

“Brasília é a terceira maior em produção audiovisual. Qualificando a mão de obra, melhora a estrutura do audiovisual na cidade e isso possibilita que se desenvolva ainda mais”, destaca Luciana.

“A expectativa é que a gente consiga profissionalizar e capacitar esses alunos para ficar no mercado de trabalho e melhorar o campo audiovisual, que exerce um papel importante na economia criativa no DF”Luciana Alencar, coordenadora do projeto

A coordenadora afirma que, no preenchimento das vagas, serão levadas em conta questões socioeconômicas. “A expectativa é que a gente consiga profissionalizar e capacitar esses alunos para ficar no mercado de trabalho e melhorar o campo audiovisual, que exerce um papel importante na economia criativa no DF”.

No total, serão 20 encontros em cada uma das oficinas e 80 horas-aulas. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário neste link.

Democratização da cultura

O professor de fotografia André Xará irá lecionar em um dos cursos ministrados no projeto. Com uma experiência de 20 anos na área, ele ressalta a importância da gratuidade para ampliar o acesso ao conhecimento.

“Esses cursos são, geralmente, custosos”, afirma André. “Creio que vai ser um curso diverso, que vai conseguir alcançar pessoas de diferentes regiões e classes sociais”, complementa.

O profissional destaca que durante as aulas os alunos vão aprender sobre direção de fotografia – preparação de filmagem, tipos de iluminação e pós-tratamento. “Para trabalhar com imagem, é fundamental entender a imagem. E também é importante mostrar aos alunos que é possível fazer boas produções com pouco orçamento, tendo o conhecimento necessário”, acentua.

Cronograma

André Xará irá ministrar a oficina de Direção de fotografia, das 14h às 18h. Já a oficina de Roteirização acontecerá das 18h às 22h, com o professor Arthur Gonzaga.

O ator e diretor Rafael Soul será o responsável pela oficina de Interpretação para câmera, que terá participação especial do ator Murilo Grossi em três encontros, das 14h às 18h.

Rita Andrade estará à frente da oficina de Direção de arte, das 9h às 13h e Luiz Mateus conduzirá a oficina de Sonorização audiovisual, também das 9h às 13h.

As oficinas são recomendadas para maiores de 14 anos. O projeto Lab audiovisual é idealizado pela Casa de Cultura Telar em parceria com o Ministério da Cultura, a C1 Arte e Entretenimento e o Espaço Cultural Renato Russo.

Por Agência Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília