Provas do Saeb 2023 serão aplicadas no DF entre 6 e 14 de novembro

Unidades escolares já estão se preparando com palestras, reuniões e coordenações pedagógicas; a avaliação é um importante método para o aperfeiçoamento de políticas educacionais

0
30

Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicados nas escolas do DF entre os dias 6 e 14 de novembro, ficando os dias 16 e 17 de novembro para eventuais correções na aplicação dos testes.

“A partir das informações fornecidas pelo exame é que iremos desenvolver políticas públicas com o intuito de promover melhorias significativas no sistema educacional” Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

O Saeb, planejado e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal, é um conjunto de avaliações, composto por testes e questionários, aplicado na rede pública e privada de ensino do Brasil, sendo que, para as instituições privadas, a avaliação é amostral. As aplicações estão sendo agendadas nas escolas do DF pela instituição aplicadora, a Cesgranrio.

Na rede pública de ensino do DF serão avaliados os estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, além dos alunos do 2º ano do ensino fundamental que participarão de forma amostral. Quem fizer o Saeb, será avaliado em português, matemática e, em algumas turmas, também serão aplicados testes de ciências da natureza e ciências humanas.

A avaliação é um importante método para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em todo o país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais.

Por isso, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) incentiva a participação nas provas e as escolas da rede estão se mobilizando para a aplicação da avaliação e respondendo os questionários contextuais. Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores.

O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. Eles estão disponíveis para resposta, via link enviado diretamente ao gestor de cada unidade escolar por e-mail. O prazo para responder também se encerra em 17 de novembro.

As unidades escolares têm desenvolvido ações de conscientização, de sensibilização quanto à importância da prova e à necessidade do comprometimento dos estudantes na realização da avaliação. As ações, planejadas pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), por meio da Diretoria de Avaliação (Diav), acontecem desde março.

Em live realizada no dia 23 de outubro, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, afirmou para os gestores que o Saeb é essencial, especialmente para que a escola revele a situação atual de cada unidade escolar. “A partir das informações fornecidas pelo exame é que iremos desenvolver políticas públicas com o intuito de promover melhorias significativas no sistema educacional”, acrescentou.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira, reiterou a necessidade de divulgação e sensibilização das famílias para que auxiliem no incentivo à participação dos estudantes, porque, sendo uma avaliação em larga escala, o Saeb desempenha um papel crucial como definidor de políticas públicas.

Ações planejadas

– Março: reunião com articuladores de avaliação e coordenadores de Regionais de Ensino para apresentação do catálogo Avaliações & Exames 2023.

– Maio: reuniões técnicas com a Uniplat e Unieb sobre a utilização dos dados do Saeb; reuniões com articuladores e coordenadores intermediários para formação continuada sobre o tema “A utilização dos resultados da prova para subsidiar a Avaliação Institucional e o planejamento pedagógico”.

– Junho: divulgação da Portaria N° 267, de 21 de junho de 2023, publicada pelo Inep, com as diretrizes para a realização do Saeb 2023.

– Agosto: Elaboração das orientações e realização da capacitação de logística para os articuladores de avaliação e coordenadores intermediários de apoio fornecendo material desenvolvido pela Diav; elaboração de material que sistematiza os fluxos e procedimentos das informações do Saeb; divulgação das diretrizes da edição de 2023 publicada pelo Inep; elaboração e divulgação de material com orientações sobre Aplicação 2023.

– Setembro: Início das propagandas de divulgação do Saeb nas redes sociais.

– Outubro: Realização do I Seminário Distrital de Avaliação Educacional; reunião técnica com coordenadores das Regionais de Ensino para orientações sobre o Saeb; live sobre o tema “O método por trás do maior sistema de avaliação do país – Saeb” e reunião com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares, para orientação sobre a aplicação do Saeb 2023.

Calendário

– Resposta dos questionários: 23/10 a 17/11
– Agendamento para aplicação das provas: 23/10 a 31/10
– Aplicação das provas: 6 a 14/11
– Contingência: 16 e 17/11

*Com informações da SEEDF