Evento do Sinpol-DF vai homenagear mulheres que combatem a violência

Evento do Sinpol-DF terá homenagem à agente Valderia da Silva, vítima de feminicídio por seu ex-companheiro em agosto deste ano

0
35

Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vai celebrar 35 anos de existência em uma solenidade marcada para o dia 13 de dezembro. O evento terá uma homenagem à agente Valderia da Silva Barbosa, por sua contribuição na segurança e defesa das mulheres. Valderia foi vítima brutal de feminicídio por seu ex-companheiro em agosto deste ano.

O auditório dos eventos também recebeu o nome da policial civil. De acordo com o Sinpol-DF, a ação prestará reconhecimento exclusivo às mulheres, com destaque especial para as policiais civis que integram os cargos na Políca Civil do DF (PCDF).

Além das policiais, as homenageadas incluirão autoridades governamentais, parlamentares, dirigentes de entidades de classe e jornalistas da imprensa local. Todas receberão a Medalha Sinpol do Mérito Policial Civil, honraria concedida em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e à segurança pública do DF.

Uma homenagem coletiva será feita às unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I e II), pelos incansáveis esforços na defesa dos direitos e na garantia da vida das mulheres. Além disso, a entidade prestará homenagem às 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF neste ano.

Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, destaca que a mensagem central do evento é um firme repúdio à violência contra o público feminino: “É uma maneira de reconhecer a importante contribuição delas para a sociedade, marcando o passado e garantindo um futuro promissor para todos”.

A solenidade contará com a presença de outros parlamentares e autoridades, incluindo o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), o deputado federal Rafael Prudente (MDB), e o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho.

Por Jonatas Martins, Isadora Teixeira da Metrópoles

Foto: Breno Esaki/Metrópoles / Reprodução Metrópoles