Novas lideranças do Icipe são apresentadas aos gestores do HCB

Ilda Peliz é a nova presidente do Instituto responsável pela gestão do HCB; Carla Pintas Marques assume a presidência do Conselho de Administração do Icipe

0
10

Os gestores do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, na quarta-feira (10), da primeira reunião do GHCB de 2024, grupo que trata das pautas da superintendência executiva do hospital. Na abertura da reunião, foram apresentadas as novas lideranças do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável pelas diretrizes e o cumprimento dos objetivos estratégicos do HCB. Ilda Peliz, fundadora do hospital e que já integrou o conselho, volta a presidir o instituto. Carla Pintas Marques assumiu a presidência do conselho de administração.

Fundadora do HCB, Ilda Peliz é graduada em comunicação social e pós-graduada em marketing, políticas públicas e gestão e ONGs e em administração hospitalar, além de ser ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Em 2019, foi secretária nacional de Modalidades de Especialização de Educação do Ministério da Educação.

Segundo Peliz, essa nova etapa como presidente do Icipe marca uma atuação constante no apoio ao HCB. “Estou sempre nos bastidores; mesmo quando não podia estar presente aqui, trabalhei pelo hospital”, disse Ilda Peliz. Reconhecendo a atuação diária dos gestores do HCB em prol da pediatria pública de qualidade, ela afirmou: “Agradeço a cada um de vocês. Eu me coloquei no lugar de mãe no hospital, mas coloquei esse filho no mundo e quem cuida dele, hoje, são vocês”.

Graduada em enfermagem e com mestrado e doutorado em saúde coletiva, Carla Pintas Marques é pesquisadora pela Fundação Oswaldo Cruz e docente da Universidade de Brasília (UnB). No Ministério da Saúde, atuou como diretora do Departamento de Gestão da Educação em Saúde, coordenadora geral de Sistemas de Alta Complexidade consultora do Departamento de Análise de Situação de Saúde.

“Agradeço pela confiança de ter sido escolhida para presidir o conselho de administração; estou no conselho desde 2018, mas tenho acompanhado a história do HCB desde muito antes disso”, contou Marques. Ela destacou a excelência alcançada pelo hospital ao longo dos anos e a responsabilidade na administração da verba repassada pelo governo: “Isso é fundamental, não podemos esquecer esse selo de qualidade; fazemos bom uso do recurso público e isso é fundamental para qualquer serviço desse país”.

Carla Pintas Marques ressaltou a responsabilidade de acompanhar o crescimento do HCB e de aprovar as decisões relativas ao funcionamento. “Eu me coloco como porta-voz de todos, por poder acompanhar o que vocês estão fazendo e o retorno que dão à sociedade”, disse Marques à equipe de gestores.

A superintendente executiva do Hospital da Criança de Brasília, Valdenize Tiziani, elogiou as novas lideranças: “São duas pessoas muito respeitadas por todos nós; nos espelhamos em seus exemplos para dar continuidade ao sonho que é o hospital e vamos cuidar bem dele, fazendo o melhor possível”.

*Com informações do Hospital da Criança

Por Agência Brasília

Foto: Maria Clara Oliveira/HCB / Reprodução Agência Brasília