Inspira Brasília estimula inovação, empreendedorismo e economia criativa

Movimento une setores governamental e produtivo em eventos gratuitos, até 10 de março

0
23

Começa nesta quarta-feira (28) e vai até 10 de março o Movimento Inspira Brasília. Fruto de parceria entre atores governamentais e do setor produtivo, a iniciativa é composta por uma série de eventos voltados para a promoção da inovação, do empreendedorismo, da economia criativa, da tecnologia e do fomento aos negócios locais.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) promoverá três eventos com intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico, a inserção de meninas e mulheres nas áreas tecnológicas, a internacionalização de empresas, a adoção de novas ferramentas e soluções e o fortalecimento do setor.

“Ao reunir os principais representantes do setor produtivo, cultural, turístico e toda a comunidade local, o Inspira Brasília proporcionará um ambiente propício para a geração de novas parcerias, oportunidades e ideias”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.

O primeiro dos eventos é o Exporta Games, no Planetário de Brasília, na segunda-feira (4/3), das 18h às 22h. Devem participar as empresas brasilienses que produzem jogos eletrônicos, embaixadas, empresários, jovens talentos e o público em geral. Na ocasião, os desenvolvedores locais vão apresentar trabalhos a fim de estabelecer parcerias e oportunidades de negócios. A realização do Exporta Games é resultado da parceria entre a Secti-DF e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF), do Sesc-DF, do Senac-DF, da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF e da Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (Abring-DF).

Em 7 de março, especialistas em inteligência artificial discutirão a adoção desta tecnologia na saúde, segurança, educação, meio ambiente e justiça. O bate-papo ocorrerá no Sebrae Lab, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na Granja do Torto, das 14h às 18h. O evento será promovido pela Secti-DF, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e pela Brasil Startups.

Como parte integrante de uma programação voltada a estimular a inclusão de meninas e mulheres nas áreas científicas e tecnológicas, será proferida a aula magna do DF Inova Tech no Sesi Lab em 14/3, das 14h30 às 15h30. A iniciativa tem como público-alvo as alunas que participam do programa, mas é aberta a toda população.

Inspira Brasília

O Movimento Inspira Brasília foi concebido com o propósito de estimular negócios locais por meio da divulgação de produtos, serviços, eventos e atrações que representam a diversidade cultural e econômica do Distrito Federal, além da criação de uma plataforma de conexões com o intuito de impulsionar a economia criativa.

Participam deste projeto do GDF a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape/DF), a Fecomércio-DF, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Sebrae.

Serviço

Exporta Games
Data: 4/3 (segunda-feira)
Horário: Das 18h às 22h
Local: Planetário de Brasília (Eixo Monumental – ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Bate-papo sobre inteligência artificial
Data: 7/3 (quinta-feira)
Horário: Das 14h às 18h
Local: Sebrae Lab (Parque Tecnológico de Brasília – Granja do Torto)

Aula magna Inova Tech para mulheres
Data: 9/3 (sábado)
Horário: Das 14h30 às 15h30
Local: Sesi Lab (Setor Cultural Sul).

*Com informações da Secti

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secti / Reprodução Agência Brasília