“Alegria, orgulho e responsabilidade”, com essas três palavras o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), sintetizou o sentimento de ser agraciado com a medalha Tiradentes, mais importante honraria da Polícia Militar do Distrito Federal (PM/DF). Em uma cerimônia com forte presença do legislativo distrital, também foram condecorados os deputados Doutora Jane (MDB) e Roosevelt Vilela (PL).
O primeiro discurso da tarde ficou a cargo de outro parlamentar da Casa, Hermeto (MDB), condecorado com a insígnia em 2022. O deputado ingressou na PM/DF em 1989 e ressaltou o grau de importância de receber a medalha pelos serviços prestados.
Na cerimônia, os homenageados da Câmara expressaram admiração pela PM/DF. “Todo homem público se sente lisonjeado diante de uma honraria de tamanha magnitude como essa. É motivo de muita alegria, mas aumenta a nossa responsabilidade com o povo de Brasília”, analisou Wellington Luiz.
O presidente do Legislativo de Brasília tem experiência com a área de segurança. Atuou como bombeiro militar do DF de 1988 até 1991. No mesmo ano, ingressou na Polícia Civil do Distrito Federal, corporação na qual se aposentou. Além disso, presidiu o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol) durante quase 12 anos.
Roosevelt, que já havia recebido a medalha anteriormente, chegou ao último nível da comenda. “Eu sou o parlamentar que mais destinei emendas para as forças de Bombeiros e Polícia Militar distritais da história da Câmara Legislativa. Isso demonstra que a CLDF, por meio de seus parlamentares, pode fazer a diferença na segurança pública do Distrito Federal. O deputado é subtenente veterano do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
Outra homenageada da Câmara foi a Doutora Jane, que entrou na Polícia Civil em 1999 como agende de polícia e tornou-se delegada em 2006. Nessa função, capitaneou delegacias de Paranoá, Estrutural e Planaltina. “A gente trabalha sem esperar homenagens, mas quando recebe significa que o nosso trabalho está sendo reconhecido, o que nos mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando e seguir com as políticas públicas de segurança”, resumiu a parlamentar.
A medalha Tiradentes
Criada em 1980, a insígnia foi elevada à ordem do mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier em 2011. Apresenta os graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro. A honraria prestigia policiais, militares, civis e pessoas jurídicas de direito público ou privado com trajetórias de serviços, ações ou méritos dignos do reconhecimento da PM/DF.
A medalha leva o nome de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, que entrou para a história com a alcunha de Tiradentes. Ativista político e dentista, é patrono das polícias militares do Brasil e o DF não foge à regra.
Daniela Reis – Agência de Notícias da CLDF
Por Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF / Reprodução Agência CLDF