Zoonoses disponibiliza mais de dez cães para adoção

Todos já estão vacinados, vermifugados, castrados e possuem microchips de identificação

Já pensou em começar o ano com um novo amigo dentro de casa? A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SES-DF) está com 17 cães disponíveis para a adoção. A maioria são cachorros machos e com idades acima de dois a três anos.

Para levar o bichinho para casa, basta comparecer ao local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso ter mais de 18 anos, levar documento de identificação com foto e assinar um termo de responsabilidade. Os profissionais estão disponíveis para realizar uma visita guiada, ajudando a indicar o melhor pet para cada realidade familiar.

Nas baias onde os cães esperam visita, há informações sobre cada um, como idade, características gerais, histórico, medicamentos e tratamentos. “Todos os animais já estão vacinados, vermifugados e castrados. Além disso, os animais possuem coleiras de repelente de mosquitos — para proteger contra a leishmaniose — e estão microchipados”, reforça a gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Camila Cibeli. Os chips permitem controle e rastreabilidade, contendo um número de 15 dígitos que identifica o animal de maneira única.

Os animais foram resgatados em 2025, da casa de uma pessoa acumuladora, na Candangolândia. Na época, a operação recuperou mais de 120 cachorros.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: SHCNW — Setor de Habitações Coletivas Noroeste. Trecho 02, Lote 4 (Via de acesso ao Hospital da Criança)

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Por Resenha de Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF