Musical de Carlinhos Brown ensina a alunos do DF sobre energia sustentável

Projeto realizado em parceria com a Neoenergia e com apoio da Secretaria de Educação envolveu cerca de 200 estudantes de escolas públicas e privadas

0
75

A montagem, apresentada no teatro da Universidade Católica de Brasília (UCB) na tarde desta quarta-feira (12), tem parceria com a companhia Neoenergia e contou com apoio da Secretaria de Educação, que mobilizou alunos e pais com o intuito de estreitar uma relação sustentável com a energia elétrica.

Por meio de personagens infantis tipicamente brasileiros, Paxuá, Paramim e Braúna, a garotada se divertiu, interagiu e aprendeu sobre questões pertinentes ao dia a dia, como economizar e prevenir acidentes com a energia elétrica, preservar a natureza e desenvolver a sustentabilidade. “Economizar energia é preservar a natureza”, ensina um dos lúdicos personagens das animações que aparecem em 11 minivídeos institucionais.

“Temos uma parceria com o Carlinhos Brown desde 2016. É uma atração apresentada em outras distribuidoras do grupo e agora chega a Brasília para estimular e informar as pessoas sobre a importância de economizar energia”, diz Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Aluno do 5º ano do Centro de Ensino Fundamental da 308 de Santa Maria, Pedro Owen de Aguiar Mesquita, 11 anos, foi um dos alunos sorteados para ver o musical. Fã do baiano Carlinhos Brown, o jovem não escondia a ansiedade em ver o elétrico artista de perto. “Fiquei feliz da escola proporcionar essa chance de ver um músico de quem gosto e de aprender como utilizar melhor a energia elétrica”, disse.

Professora de uma escola particular de Santa Maria, Vanessa Rosal, 41 anos, trouxe as duas filhas pré-adolescentes para ver o espetáculo. “Vim a convite da escola em que elas estudam, foi uma grande oportunidade, principalmente no Dia da Criança. Um presente”, conta. “É muito importante para as crianças aprenderem mais sobre a nossa cultura e também sobre como lidar de forma inteligente com a energia. Se todas as crianças tivessem em casa essa conscientização com relação à energia, a gente teria um mundo muito melhor”, avalia.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o evento é importante para a educação sobre a sustentabilidade. “É uma forma lúdica e prática de ensinar as crianças sobre como economizar energia. Além disso, o projeto ainda pode auxiliar professores na abordagem da energia elétrica na formação dos alunos”, disse a secretária.

O encontro integrou ações do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e contou com a presença de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Paranoá e Itapoã, São Sebastião, Santa Maria, Plano Piloto e Planaltina.

Antes da apresentação começar, brincadeiras interativas e lúdicas foram desenvolvidos para a garotada, assim como a distribuição de materiais didáticos sobre o tema, como histórias em quadrinhos, jogo de tabuleiro e game para celular.

Por Agência Brasília com informações de PH Paiva

Foto: Divulgação – Neoenergia / Reprodução Agência Brasília