Iluminação nova e mais segurança em Vicente Pires

Lâmpadas convencionais estão sendo substituídas por equipamentos de LED

0
27

A cidade de Vicente Pires vem passando por uma significativa transformação em sua iluminação pública. As antigas lâmpadas tradicionais estão sendo substituídas por equipamentos de LED, mais eficientes e econômicos. 

A iniciativa de trocar as antigas luminárias por LED não é apenas estética, mas estratégica. As novas lâmpadas são conhecidas por sua eficiência energética, consumindo significativamente menos eletricidade do que as convencionais, e com outra vantagem: como não contêm mercúrio, colaboram com a preservação do meio ambiente.

Estão sendo beneficiadas as principais avenidas da região administrativa. Ao todo, serão instaladas cerca de 500 novas luminárias LED.

Segundo o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, com a concessão a empresa vai intensificar a troca de luminárias em todas as regiões administrativas, até que o Distrito Federal esteja todo em LED. “Vicente Pires tem crescido muito. Junto com o desenvolvimento da cidade precisamos garantir qualidade de vida e segurança para a população. A iluminação pública ajuda nisso, aumenta a sensação de segurança e permite que as pessoas usem bem todos os espaços públicos”, afirmou Garcia.

Segurança e tecnologia

No quesito segurança, se a escuridão das ruas favorece o fator surpresa dos criminosos e dificulta a identificação, a nova iluminação, além de minimizar esses riscos, devolve os espaços públicos a quem os pertence: os cidadãos. Mais segurança e luminosidade impactam diretamente a qualidade de vida, pois proporcionam lazer noturno seguro e contribuem para o desenvolvimento econômico.

Esse avanço tecnológico está alinhado com os esforços da CEB, Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – houve a destinação de verba parlamentar de R$ 500 mil, em iniciativa do deputado Daniel de Castro – e a Administração Regional de Vicente Pires.

O administrador de Vicente Pires, Gilvando Galdino, comentou que a iniciativa de trocar as antigas lâmpadas por LED não é apenas estética, mas também estratégica. “A transição de lâmpadas antigas é um passo significativo em direção à modernização e lança luz sobre um futuro mais brilhante e sustentável para a comunidade local de Vicente Pires”, completou.

Os trabalhos estão sendo feitos nas ruas 12, 12A, 3C, 3B, 4, 4C e 4D, contemplando ainda a Vila São José, o Trecho 2 da Avenida do Governador e a marginal EPTG. “Juntos, estamos construindo um ambiente mais luminoso e ecoconsciente”, concluiu o administrador.

*Com informações da Administração de Vicente Pires e da CEB

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Ascom Vicente Pires / Reprodução Agência Brasília