Mesa Diretora da CLDF toma posse sem cerimônia e de forma automática

Novo Regimento Interno da Casa não obriga que haja quórum para que membros do colegiado sejam empossados. Legislativo terá, agora, Segunda Vice-Presidência e a Quarta Secretaria

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa recebeu posse “automática”, nesta segunda-feira (6). A eleição ocorreu ainda no ano passado, de forma antecipada, e reelegeu todos os membros, além de acrescer dois novos cargos, de Segunda Presidência e de Quarta Secretaria.

De acordo com o Novo Regimento Interno da Casa, a posse no segundo biênio deverá ser dada no dia 6 de janeiro, às 10h, independentemente de haver quórum ou não. Sendo assim, não foi realizada nenhuma cerimônia, nesta segunda-feira, para dar posse. Os deputados distritais estão em recesso até fevereiro.

O novo mandato da Mesa Diretora é composto pelo atual presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB); o agora primeiro vice-presidente Ricardo Vale (PT); a segunda vice-presidente Paula Belmonte (Cidadania); o primeiro-secretário Daniel de Castro; o segundo-secretário Roosevelt Vilela (PL); o terceiro-secretário Martins Machado; e o quarto-secretário Robério Negreiros (PSD).

O colegiado é, ainda, composto pelo ouvidor Jorge Vianna (PSD) e o corregedor Joaquim Roriz Neto (PL).

Novo líder

Outra mudança importante foi a troca de líder do governo. Deixou o posto Robério Negreiros e retornou à função Hermeto (MDB).

O emedebista já havia ocupado o posto entre 2020 e 2022 e agora terá a missão de fazer a ponte entre o Palácio do Buriti com a Câmara Legislativa nas discussões de projetos e demandas dos deputados.

Por Suzano Almeida do Jornal de Brasília

Foto:  Reprodução/CLDF TV / Reprodução Jornal de Brasília