Ação de saúde com vacina, testagem e palestra para área rural de Brazlândia

Finalidade foi facilitar o acesso a serviços para pessoas que moram em localidades mais afastadas

0
75

Este sábado (17/12) foi marcado por uma grande ação de saúde para os moradores da área rural de Brazlândia. Foram ofertados, das 8h às 14h, na Escola Chapadinha, vacinação contra covid-19 e influenza; orientações e palestras sobre prevenção de diversas doenças; testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite e sífilis; coleta de exames preventivos da mulher e do homem, como o papanicolau e o PSA, respectivamente e; distribuição de preservativos. Também foi realizado atendimento de saúde bucal para as crianças.

Para a dona de casa Raquel Souza, 38 anos, ações como esta possibilitam que os moradores de áreas mais afastadas consigam ter acesso a uma maior quantidade de serviços em um único dia. “Moro muito longe, para chegar até a UBS tenho que ir de carro ou ônibus e isso dificulta. Por isso, soube da ação em um grupo da comunidade e decidi vir com meus filhos. Gostei muito do atendimento”, afirmou.

O agricultor Joaquim Marcelo da Silva, 51 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a coleta do exame de PSA, que detecta o câncer de próstata. “Eu não tenho tempo de ficar indo até o posto de saúde. Aqui é bom, porque já faz várias coisas de uma vez só”, avaliou.

A ação foi promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional DF (Senar-DF), em parceria com a Secretaria de Saúde, responsável pela vacinação e pelos atendimentos de odontologia. Também houve orientação jurídica para quem participava, momento de beleza, entrega de lanche, atendimento oftalmológico, brinquedos para as crianças e oficinas de artesanato.

José Oliveira, 57 anos, agricultor, achou interessante um evento voltado para a saúde do homem e da mulher do campo. “Se ocorresse pelo menos três vezes ao ano seria ideal, porque muitas vezes quem trabalha o dia inteiro no cultivo não consegue ir se consultar, fazer um check-up. Fiz todos os testes aqui e graças a Deus deu tudo certo comigo”, relatou.

De acordo com o presidente da FAPE-DF, Fernando Cezar Ribeiro, a grande finalidade da ação é levar saúde e prevenção ao homem e mulher da área rural, pois são eles os responsáveis pela alimentação de quem está na cidade, na área urbana. “Precisamos ter um olhar diferenciado para a comunidade rural, proporcionando ações de promoção à saúde, oferecendo serviços de diversas áreas, lazer e dignidade para quem tanto trabalha”, destacou.

Saúde bucal

Quem passou pelo local ganhou kit de higiene bucal, orientações sobre escovação correta e houve o atendimento com o projeto-piloto de Tratamento Restaurador Atraumático, que consiste em uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle da doença.

Segundo a referência técnica de Odontologia da Região Oeste, Conrado Alvarês, o objetivo é tratar as cáries das crianças sem precisar de um consultório, utilizando somente materiais mais simples. “Aqui o foco é na prevenção da cárie infantil, realizando o tratamento nos casos necessários”, explicou.

A dona de casa Andrea de Oliveira levou o filho Miguel, de 4 anos, para o atendimento e gostou do resultado. “Foram muito receptivos e acolhedores; meu filho nem se assustou durante o atendimento com a dentista, o que é maravilhoso”, avaliou.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília

Foto: Agência Saúde / Reprodução Agência Brasília