DF tem alerta de chuvas fortes em áreas isoladas neste domingo (26/11)

O Inmet emite alerta de de chuvas fortes e temporais com rajadas de vento em dia que pode chegar aos 35 °C

0
36

Este fim de semana no DF deve seguir uma tônica: calor pela manhã e chuvas fortes a tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para este domingo (26/11) será muito similar ao último sábado (25).

A temperatura máxima pode chegar aos 35 °C, enquanto a mínima registrada foi de 18 °C. A umidade do ar varia de 95% a 35%. Porém, o que mais chama atenção é o anúncio de um alerta de chuvas fortes ou tempestades em áreas isoladas. O alerta de cor amarela indica que os temporais podem ter rajadas de vento de mais de 40 km/h, raios e, em alguns lugares, pode chover até granizo.

Portanto, as chuvas que causam estragos como a que caiu no Lago Sul na tarde de sábado, podem se repetir. “Em áreas isoladas do DF não são descartados temporais muito parecidos com o que vimos ontem. Os moradores do Lago Sul podem, inclusive, viver as mesmas condições de ontem mais uma vez”, aponta o meteorologista Cléber Souza ao Correio.

Cléber Souza explica que isso é normal na primavera. “É como uma panela de pressão que vai aquecendo provocando ebulição, o calor da manhã vai fazendo nuvens carregadas. Por isso as chuvas são sempre a tarde e podem ser muito fortes”.

Semana de tempos distintos

De acordo com o meteologista, a semana que começa hoje terá duas etapas bem definidas. De segunda até quarta, o tempo continua no mesmo padrão do fim de semana, com muito calor e pancadas de chuva, dessa vez menos fortes, no período da tarde. A partir de quinta o jogo vira, as temperaturas despencam e a constância e o volume de chuvas fica bem maior.

Por Pedro Ibarra do Correio Braziliense

Foto: Ed Alves/CB / Reprodução Correio Braziliense